Disciplina - Geografia

Agricultura - Encaminhamento

1ª Aula

A ser realizada no laboratório de informática.
Tema central: Agricultura moderna X Agricultura orgânica

Iniciar a aula realizando um levantamento dos conhecimentos prévios dos educandos sobre o assunto, realizando alguns questionamentos:
  • O que é a agricultura para vocês?
  • Que produtos são produzidos na agricultura?
  • De onde vêm os alimentos que vocês consomem na casa de vocês?
  • O que é agricultura orgânica?
  • O que é agricultura convencional ou moderna?
  • Vocês acham que os alimentos que vocês consomem são orgânicos ou convencionais?
Em seguida, organiza-se um júri simulado.

Primeiramente, divide-se a sala em três grupos: Grupo 01, Grupo 02 e Grupo 03.
  • O Grupo 01 fica responsável pela defesa da agricultura convencional e tem a responsabilidade de pesquisar argumentos que justifiquem esse modelo de agricultura, bem como argumentos contrários a agricultura orgânica.
  • O Grupo 02 fica responsável pela pesquisa de argumentos que justifiquem o modelo da agricultura orgânica, bem como argumentos contrários a agricultura convencional.
  • E o Grupo 03 (o júri popular - com um número menor – 3, 5 ou 7, e ímpar de componentes - para não haver empate na decisão final) fica responsável pelo veredicto, devendo pesquisar os dois modelos de agricultura.
Os grupos 01 e 02 deverão definir os advogados, que farão a defesa e a acusação, e também as testemunhas.

Os grupos deverão realizar pesquisa para obterem argumentos para o júri simulado, socializando as ideias nos grupos para organizar os argumentos antes do início da sessão que acontecerá na próxima aula. Nesse momento o professor já deverá explicar aos alunos como funcionará o juri simulado para que eles conheçam a dinâmica do trabalho na próxima aula.

Sugestões de fontes de pesquisa para os grupos:

2ª aula:

Tema central: Agricultura moderna X Agricultura orgânica

Inicia-se aula dispondo as carteiras para a realização do júri simulado.

Cabe ao professor definir o tempo para cada etapa do júri simulado:

Sugestão:
  • Defesa da tese inicial - 10 min (5 min para cada grupo);
  • Debate entre grupos (réplica e tréplica) - 10 min; 
  • Considerações finais - 10 min (5 min para cada grupo); 
  • Veredicto - 5 min.
Obs.: Se o professor dispuser de duas aulas geminadas, pode ampliar o tempo para cada etapa do júri.

Das funções dos participantes:

Juiz (professor): dirige e coordena o andamento do júri.
Advogados: formulam as acusações contra o modelo de agricultura oponente e defendem o seu modelo.
Testemunhas: falam a favor do seu modelo e/ou contra o modelo oponente, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena.
Público: divididos nos Grupos 01 e 02, ajudam seus advogados a preparar os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Estabelecidas as regras, inicia-se a sessão.

O professor (juiz), como coordenador da atividade, deve lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições:
  • Qual o impacto desse modelo para o meio ambiente?
  • Qual o impacto desse modelo para a economia?
  • Qual o impacto desse modelo para as relações de trabalho?
  • Qual o impacto desse modelo para a produção?
Cada grupo tem um tempo para suas considerações finais.

O júri popular, então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto.

Para tomarem sua decisão os jurados deverão ter como referência as seguintes questões:
  • Vocês se convenceram de qual modelo é o melhor? Qual seria? Por quê?
  • E qual é o mais comum?
  • Em qual modelo agrícola vocês acreditam que são produzidos os alimentos que vocês consomem todos os dias?
Consideradas essas questões, lê-se o veredito.

Para encerrar a aula, o professor sistematiza os argumentos levantados durante o debate e apresenta a tabela abaixo, cabendo aos educandos acrescentar elementos que foram levantados na pesquisa e debatidos no júri, que não estão presentes na tabela.

  Vantagens Desvantagens
Agricultura Orgânica Produção diversificada (policultura); não degrada o meio ambiente pois não utiliza agrotóxicos; mantém as áreas de preservação permanente e mantém a fertilidade do solo por realizar rodízio de cultura; emprega mais mão de obra; as frutas, verduras, legumes são saborosas e saudáveis.  Produção em pequenas quantidades; as plantas demoram mais para se desenvolver; custa mais caro ao consumidor; estragam mais rápido.
Agricultura Moderna
Produção em grande escala; as plantas se desenvolvem em menos tempo; movimenta a economia do Brasil; o custo ao consumidor é menos elevado; duram mais; são maiores e mais bonitas. Produção para exportação; Produção pouco diversificada (monocultura); desgasta o solo devido ao cultivo anual da mesma cultura (sempre milho, ou soja, ou trigo); o uso de agrotóxicos polui o solo, a água e pode causar problemas de saúde devido ao consumo de alimentos contaminados; compactação do solo; erosão; o uso de maquinários agrícolas tira o trabalho de muitos agricultores que são obrigados a migrar para os grandes centros urbanos; as frutas, verduras, legumes não têm sabor; os grandes beneficiados com a produção agrícola são as grandes empresas, não os pequenos agricultores e a população de modo geral;

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: