Disciplina - Geografia

Mudanças climáticas

Imagem de pessoas coletando água da chuva e armazenando em um recipiente com furos.A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era.

O aumento do número de eventos climáticos extremos, as mudanças nos ecossistemas, a ascensão do nível do mar, a migração de populações, o desaparecimento de geleiras de altitude, a redução das calotas polares e as alterações da disponibilidade de recursos já fazem parte da realidade de milhares de pessoas, e a compreensão dos fatores determinantes destes padrões climáticos mundiais desafia tanto os pesquisadores especializados como a população em geral.

Conheça a publicação do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Mudanças Climáticas da USP, denominada  “Temas atuais em Mudanças Climáticas: para o Ensino Fundamental e Médio”, que, organizada de forma a não somente informar, busca também conscientizar e sensibilizar os leitores com relação a esse tema tão atual e que tanto desafia a sociedade planetária.

Além das leituras, esta publicação possui um capítulo com sugestões de atividades que podem ser facilmente realizadas em sala de aula.
Recomendar esta página via e-mail: