Disciplina - Geografia

Continente Africano

Autora: Fátima Odete Cervi
Instituição: Colégio São Vicente de Paulo
Município: Pato Branco-Pr
Conteúdo: Continente Africano
Série:

Relato Este material foi elaborado a partir da oficina do Cmap Tools, sob orientação da docente Ivete T. Guidolin, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional e Educação de Pato Branco.

Esta aula teve por objetivo levar os alunos a localizar o continente africano e os países participantes da Copa do Mundo, bem como compreender o subdesenvolvimento, etnias, culturas, regiões, relevo, hidrografia, clima, vegetação, economia, indústria e religião.

Com o uso do Cmap Tools preparei a aula. A mesma foi desenvolvida a partir do mapa conceitual dos alunos, identificando seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo a ser abordado. Após o mapa conceitual inicial, feito com os alunos, iniciei a explanação oral, com o uso de imagens e leitura de textos. Foram realizadas atividades para colorir o mapa do continente africano em regiões e depois colar o nome dos países participantes da copa. Após a explicação, os alunos debateram para a construção do novo mapa conceitual.

A avaliação foi realizada mediante a compreensão do conteúdo, levando em consideração (o mapa conceitual inicial) o conhecimento que os alunos tinham, com a aprendizagem significativa sobre o conteúdo (mapa conceitual final).

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
Temas Atuais - Copa do Mundo

Referências
  • PROJETO Araribá Geografia. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
  • Portal Dia a dia Educação.
  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed, 2009.

mapa conceitual inicial mapa conceitual final
Recomendar esta página via e-mail: