Disciplina - Geografia

Divisão política do Brasil

Autora: Glece Novaes Silva
Instituição: Colégio Estadual Alvorada
Município: Campo Mourão - Pr
Conteúdo: Divisão Política do Brasil
Série:

Relato

Essa prática tem como objetivo a elaboração de uma proposta de aula possível de ser ministrada aos alunos da 6ª série do ensino fundamental do Colégio Estadual Alvorada, onde se utilizará o auxílio das novas tecnologias como recurso pedagógico para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Como a grande maioria dos alunos possue uma memória visual, objetiva-se a utilização do Software Jclic como recursos de aplicações didáticas e interativas de atividades curriculares a fim de que o aluno visualize, sintetize e contextualize o assunto proposto.

Para a elaboração deste projeto utilizei os recursos do software Jclic. Escolhi como tema a divisão política do Brasil, enfatizando as regiões, capital dos estados brasileiros, localização do território nacional e mapas para a melhor fixação dos conteúdos. A proposta é que o conteúdo seja trabalhado primeiramente em sala de aula. Elaborei as seguintes atividades:
  • 1 sopa de letras: familiarização dos estados brasileiros;
  • 1 caça-palavras com imagem, 2 quebra-cabeças, 1 jogo da memória - para memorização dos mapas dos estados;
  • 1 resposta escrita: para memorização de dados do Brasil e dos estados;
  • 1 resposta escrita com imagem: para memorização dos mapas e fixação do conteúdo sobre as regiões brasileiras;
  • 1 palavra-cruzada: para fixação de conteúdos sobre o Brasil;
  • 1 resposta escrita, para identificação das capitais dos estados;
  • 1. palavra-cruzada; 2. preencher lacunas - para fixação de conteúdos sobre a localização e a divisão regional Brasileira.
O objetivo dessa metodologia é que o aluno tenha prazer em aprender os conteúdos ensinados em sala de aula, que através deles possa aprender “brincando”.

Referências

do software Jclic
Recomendar esta página via e-mail: