Disciplina - Geografia

Oficina de software educacionais

Autora: Eliane Aparecida Pereira Razera
Instituição: Colégio Estadual Santo Antonio - EFM
Município: Pinhão - Pr
Conteúdo: Oficina de Software Educacionais
Série:

Resumo

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de software: GIMP e CMAPTOOLS, sob orientação da docente, assessora pedagógica Flora Lucirley Gomes Oliveira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação, de Guarapuava.

Relato

Esta aula foi desenvolvida com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Santo Antonio – EFM, sobre a relação homem-natureza e preservação do ambiente, envolvendo as disciplinas de Ciências e Geografia, sendo de vital importância a preservação do Meio Ambiente e as condições nelas propostas.

Ofereci uma visão problematizada dos principais aspectos conceituais que fundam as elaborações em torno da questão ambiental. Discutimos as diferentes abordagens das relações homem e natureza, visando revelar as diversas visões da questão ambiental existentes.

Questionamos: Como o planeta está em meio a uma crise ambiental? Se estamos nessa crise, a partir de quando podemos indicar sua existência? Mas, o que é a crise ambiental que uns veem e outros não? Não seria preciso inicialmente caracterizá-la a partir da ideia que justifica essa afirmação – O que é a ideia de meio ambiente? O que é o meio ambiente?

Objetivo geral

Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas atitudes, tornado-os mais conscientes da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

Objetivos específicos

O objetivo foi provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimuladas pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

Metodologia

A classe foi dividida em grupos, onde foi distribuído uma cópia do caderno Pegada Ecológica: Que marcas queremos deixar no Planeta? - foi solicitado aos alunos que lessem e discutissem sobre o conteúdo. Eles anotaram as informações principais em uma folha de sulfite e, ao final da aula, foram recolhidas essas produções e, em uma outra aula, ou momento, este seria o tema de discussão utilizada.

Também foi realizada a atividade em forma de diário - onde os mesmos relataram suas atividades desde que acordam até a hora de dormir e, a partir daí, trabalhar com o conceito de preservação do ambiente.

Ao retomar as anotações feitas na aula anterior sobre a leitura do Caderno (Pegada Ecológica: Que marcas queremos deixar no Planeta?), perguntei à turma quem são os responsáveis pela preservação do ambiente, quais são os responsáveis para resolver os problemas ambientais, o que cada um deles pode fazer enquanto indivíduo e o que podem fazer enquanto grupo na escola e onde vivem.

A partir das informações dos diários, dos textos no Caderno (Pegada Ecológica: Que marcas queremos deixar no Planeta?) e das sugestões dos alunos para preservar o ambiente, trabalhamos o conceito de preservação do ambiente. Discutimos as relações do homem com a natureza e suas interferências. Onde foi provocado os alunos no sentido de pensarem sobre seus hábitos.

Recursos

  • Software Cmap Tools;
  • Gimp;
  • Computador;
  • Data Show;
  • Folhas Sulfite;
  • Papel Craft;
  • Pincéis atômicos;
  • Cartilha Pegada Ecológica: Que marcas queremos deixar no Planeta?

Imagens

Mapa Homem X Natureza

mapa conceitual sobre a relação do homem e da natureza

Ecologia

imagem representando o plantio de uma muda de árvore

Homem e o meio ambiente

imagem representando o globo terrestre, com fotos destacando a relação do homem e da natureza




Batismo submarino - Arraial do Cabo


imagem de mergulhadores e algumas espécies aquáticas
Recomendar esta página via e-mail: