Disciplina - Geografia

Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico

Autora: Marli Gutstein Dala Costa
Instituição: NRE - Francisco Beltrão
Município: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico
Série:

Objetivo

Sensibilizar professores e alunos sobre os impactos do aquecimento global nas atividades humanas e ecossistema e que medidas são necessárias para diminuir esses efeitos.

Dados da Aula

  • O que o aluno poderá aprender com esta aula;
  • O aluno deverá reconhecer e trabalhar as causas e consequências do efeito estufa.

Quais são as causas

  • Os principais gases responsáveis pela alteração da composição atmosférica;
  • A elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera se deve à crescente queima de combustíveis fósseis e das florestas.

Estratégias e recursos de aula

Para a realização desta atividade, apresentar em datashow, slides sobre alterações climáticas.

Pedir aos alunos que comentem sobre as imagens o que mais chama atenção;

Falar sobre quais são as consequências da grande quantidade de poluentes na atmosfera. Certamente pela atualidade do tema alguns alunos irão se referir ao efeito estufa;

A partir da constatação dos alunos, o professor deverá retomar alguns conceitos do que é o aquecimento global, pelo que é causado. Lembrando que ele é um fenômeno natural, que está se intensificando nas últimas décadas a partir da revolução industrial;
Voltando-se para as imagens deverá observar a liberação de poluentes para atmosfera e comentar quais os principais gases poluentes;

Apresentar para os alunos qual a contribuição brasileira do fenômeno, destacando que no caso brasileiro a liberação dos poluentes se deve principalmente pela mudança no uso do solo, como desmatamento, agricultura intensiva, pecuária, etc. e também da Floresta Amazônica.
Buscar: Quem polui mais no endereço abaixo;
Disponível em: <http://migre.me/9MPII>. Acesso em: 26 out. 2010;

Para exemplificar quais as consequências deste fenômeno para a flora, o professor deverá mostrar uma experiência simples:
Levar para a sala de aula folhas de alface e de uma espécie que tenha folhas mais resistentes (coqueiro, folhas ornamentais, folhas de laranjeiras, etc.);
Colocar as folhas dentro de uma caixa de papelão que deverá ter furo com uma lâmpada ligada durante toda a aula;

A partir do momento que o professor observar que a folha de alface murchou, o professor deverá comentar quais os efeitos do aquecimento para a flora, destacando que algumas espécies são menos resistentes ao aumento na temperatura e que poderão até mesmo ser extintas e por terem menor mobilidade do que a fauna, que poderá se deslocar para áreas menos afetadas;

Para se ter noção do que acontece no meio urbano, o professor deverá destacar as mudanças ocorridas atualmente no regime das precipitações, em que se constata uma concentração das chuvas, volumes esperados para um mês tem grande porcentagem do volume precipitado em um dia, causando diversos transtornos nas áreas urbanas do país, como alagamentos e deslizamentos de terra;

O professor deverá pedir aos alunos que pesquisem na sala de informática, em jornais eletrônicos, notícias sobre efeitos das chuvas no país. Esta atividade aproximará o aluno do conceito de mudanças climáticas, levando-o a constatar que este fenômeno está ocorrendo e que as suas consequências estão bem próximas da sua realidade.

Avaliação

Os alunos deverão anotar no caderno o título das manchetes de jornais, que serão apresentadas em um cartaz e depois fixados em um mural da escola para chamar a atenção de todos para o assunto estudado.


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