Disciplina - Geografia

Cultura Paranaense

Autora: Terezinha Bernardi
Instituição: Colégio Estadual Vicente de Carli
Município: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Cultura Paranaense
Série:

Relato

Será abordado neste tema a Cultura Paranaense, o que ainda se preserva da história da colonização dos europeus deixada pelos imigrantes em nosso estado. Conhecer algumas danças paranaenses e pontos turísticos do nosso município de Francisco Beltrão.

Objetivos

  • Conhecer a história cultural paranaense;
  • Compreender como ocorreu a colonização do Paraná.

Duração das atividades

Nesta atividade terá em média quatro aulas de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização das aulas, os alunos deverão pesquisar em livros sobre a cultura paranaense na Biblioteca Pública do Município.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Passo
A professora poderá iniciar o estudo com perguntas aos alunos, o que eles sabem sobre a colonização paranaense, através de questionamentos como: Como ocorreu a colonização do nosso Estado? Quem ocupou o nosso espaço geográfico? Como eram as construções nestes períodos, séc. XV e XVII? A população imigrante era de quais países? O que eles deixaram de memória Histórica Cultural para nós? Todos eram da mesma etnia e religiosidade? O que mais vocês gostam de toda a cultura que nós preservamos desta História Cultural? Que costumes e crenças herdamos dos antepassados? Em seus laços familiares comentam sobre esse tema? Deixá-los pensar e pedir para que façam pesquisas com a família. E a parti daí montar o roteiro para a pesquisa bibliográfica, direcionando o grupo, escrever os pontos a serem pesquisados, é claro após uma discussão com toda a turma, até pode-se passar algumas imagens na TV Multimídia para compreensão da atividade a ser desenvolvida. Após o término desta pesquisa terá uma apresentação seguida de diálogos com a classe, para complementar o conhecimento científico teórico da cultura paranaense.

Segundo Passo
A Professora pode levar as imagens de como era o nosso espaço e de como ele foi transformado com a ocupação, para que os alunos possam descrever como a nossa cultura vive no espaço com histórias deixadas pelos colonizadores, e deixar os alunos construírem os seus conceitos com todo o grupo da sala.

Terceiro Passo
A professora deve lançar a seguinte pergunta para os alunos: Como está a nossa cultura? Os meios de sobrevivência continuam iguais em nosso meio? É hora de discussão com a turma sobre os hábitos, costumes, crenças, eles ainda são preservados? O que mudou em nossa cultura paranaense? Onde vivemos conserva-se o meio natural e cultural – O imigrante deixou o que de herança para nós? Eles demarcaram as áreas por onde ocuparam? O que restou para a população que hoje vive neste estado do Paraná culturalmente dizendo?

Quarto Passo
Após a pesquisa pelos alunos na biblioteca Municipal, levantará os questionamentos durante o debate em sala da atividade pesquisada? Será que a nossa cultura de hoje tem alguma coisa que ficou preserva, e ainda é praticada? Que exemplos podemos citar? A professora pode complementar a fala com imagens das danças, culinária, religiosidade, através de imagens e sons.

Avaliação

A professora verificará o processo do ensino aprendizagem dos alunos durante o desenvolvimento das aulas, como: O relatório da pesquisa de cada grupo da classe, a contextualização no momento das apresentações orais. E se no momento das discussões assimilaram o conhecimento científico teórico que acabaram de registrar, a compreensão da cultura paranaense se continua viva em nossa historia até hoje. E como ela é vivenciada.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

ícone para acessar vídeo
Revolta dos Posseiros


Referências
  • LAZIER, Hermógene. Análise Histórica da Posse de Terra no Sudoeste Paranaense. 2ª ed. Set., 1997.
  • CAMARGO, João Borba de. História do Paraná - 1500-1889. 1ª ed. Abr., 2004.
  • Educação e Cultura do Município de Francisco Beltrão – PR . História e Geografia de Francisco Beltrão. 1ª ed. 2002.
  • FERRETI, Regina Eliane e et. Ali. Paraná e sua Gente e as Paisagens. Geografia - 4ª série Manual do professor 1ª ed. 2004.
Recomendar esta página via e-mail: