Disciplina - Geografia

Análise Socioambiental do Espaço Geográfico

Autora: Ione Aparecida Zucchi Modanese
Instituição: Colégio Estadual Mario de Andrade
Município: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Análise Socioambiental do Espaço Geográfico
Série: 2º Ano do Ensino Médio

Relato

Esta unidade didática também pode ser definida como um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, respeitando etapas e o nível de conhecimento que os alunos já dominam sobre o tema para chegar aos níveis propostos. Assim as atividades são organizadas de forma estratégica de acordo com os objetivos que se quer alcançar.

O nosso foco ao desenvolver essa Unidade Didática com a temática ambiental é fazer com que os alunos aprendam a analisar as referências implícitas e explicitas nas reportagens impressas, juntamente com o processo de elaboração de uma reportagem considerando os problemas ambientais locais.

Encaminhamento metodológico

Iniciar explicando a proposta para a turma, no qual será trabalhado com o gênero reportagem impressa e que os trabalhos produzidos por eles serão publicadas no site da escola, ou no jornal escolar, ou até mesmo num jornal da cidade que ofereça espaço para publicação. Caso a escola não possua site nem jornal, será necessário criar um deles, garantindo desse modo a função social do gênero, reconhecendo o caráter interacional e dialógico da língua.

O objeto de estudo dessa Unidade Didática necessita de esclarecimentos sobre algumas questões referentes ao gênero reportagem impressa, os meios de comunicação e o que falam sobre o Meio Ambiente. Para isso é necessário fazer alguns questionamentos prévios aos alunos para definir o ponto de partida. Por exemplo:
a) Vocês sabem o que caracteriza uma reportagem?
b) Como elas podem ser? Onde podemos encontrá-las? Em que veículos circulam?
c) Qual a função do gênero reportagem?
d) Quem em geral produz reportagens e por quê?
e) Quem dá suporte a sua produção e publicação?
f) Tudo o que é veiculado na mídia é verdadeiro? Justifique.

Depois de interagir com a turma é possível saber o conhecimento prévio que tem sobre o tema e se torna necessário socializar a eles:
  • A reportagem representa uma atividade textual de grande importância na esfera jornalística e para as sociedades atuais.
  • O objetivo deste gênero é a divulgação de um fato, porém de maneira mais aprofundado, apresentando elementos de comprovação, descrição detalhada, argumentação, além de outras informações que se fazem necessárias.
  • Dependendo do veículo de comunicação que se faz a reportagem e dos seus interesses o mesmo fato toma outras proporções que nem sempre representam a realidade.
  • Os meios de comunicações têm trazido à tona e de maneira bastante alarmista os problemas relacionados à degradação do Meio Ambiente, sobretudo aqueles de ordem mais catastróficas, como acidentes nucleares, derramamentos de petróleo, poluição, aquecimento global, falta de água potável, enchentes, entre outros. É necessário um olhar crítico sobre estes temas e resgatar a “verdade” que se encontra camuflada pelo sensacionalismo de grande parte da mídia nacional e internacional.

1) Pesquisa

Peça para seus alunos que pesquisem em diferentes suportes midiáticos e selecionem reportagens impressas sobre o Meio Ambiente e tragam para a sala de aula no dia combinado.
Organize a leitura em sala de aula. Depois é necessário que os alunos troquem as reportagens entre si, para que cada um leia no mínimo três reportagens diferentes e resolva as questões a seguir:
  • Gênero textual (entrevista, artigo, reportagem, notícia);
  • Esfera de circulação;
  • Suporte que carrega o texto (revista, jornal, internet);
  • Público a que se destina?
  • Autor;
  • Onde foi publicado;
  • Quando o texto foi publicado;
  • Qual o tema abordado;
  • Qual a ideia central;
  • Qual o objetivo do texto.
Professor: A partir das leituras destas reportagens sobre o Meio Ambiente o trabalho deve ser encaminhado para que os alunos reconheçam as marcas composicionais deste gênero, e a identificação de relações ideológicas expressas nas mídias de circulação local e global, juntamente com a intencionalidade e estratégias das escritas dos textos.

2) Atividade de campo

Na sequência sugerimos que seja feito uma visita a um jornal local ou regional, para que os alunos possam entender como é o seu funcionamento e principalmente como são produzidas as notícias e as reportagens. (É fundamental que o jornal seja contatado com antecedência).

3) Palestra

Oportunizar a interação do jornalista com os alunos, para conversar sobre sua profissão, seu cotidiano, como elabora as notícias e as reportagens e principalmente dicas de como escrever um texto interessante para o leitor.

4) Produção de reportagens

Antes de solicitar que os alunos produzam uma reportagem sobre os problemas ambientais locais, todo um debate anterior precisa ser feito e os alunos precisam ter entendido o que é uma reportagem, que ela parte de uma notícia, porém desenvolve uma sequência investigativa, apura os fatos, suas razões e efeitos e precisa de conhecimento científico para explicar muitas vezes os fatos.
Ao produzir uma reportagem é necessário observar:
a)Título;
b) Imagem (opcional, mas extremamente importante);
c) Infográficos (informação visual, quadrinhos, mapas, também é opcional);
d) Subtítulo;
e) Autoria;
f) Data de Publicação;
g) Veículo de circulação.

Agora chegou a hora de produzir sua reportagem, para isso:
Organizar a sala em grupos;
Definir um tema relacionado com o Meio Ambiente e que faça parte do cotidiano dos alunos, ou da escola, ou da comunidade;
Pelo menos um integrante do grupo deverá ter máquina fotográfica ou outro meio para os registros;
Definir datas e prazos de entrega junto com a turma;
Os alunos podem optar por uma:
Reportagem de fatos: relata e analisa fatos recentes, tem uma estrutura narrativa, informa quem fez o que, onde, quando, como e por que. Precisa ser publicada no calor dos acontecimentos, antes que os fatos percam o interesse.
Reportagem Documental: aborda um tema de interesse do leitor, aprofunda-se na análise do tema apoiada em dados, fatos e fontes que lhe conferem fundamentação. É uma abordagem mais histórica do problema.
Reportagem de Perfil: é uma entrevista direta com alguma pessoa. Elabora as questões com antecedência.
Selecionar o máximo de informações sobre o conteúdo das reportagens para depois começar a escrever.
Buscar em jornais, revistas ou na internet mais informações sobre o que foi discutido, pesquisado, observado e registrado, para começar a compor o texto da reportagem. Verificar se tem casos semelhantes e o que dizem;
Na reportagem, é preciso selecionar alguns depoimentos interessantes do entrevistado e colocar em destaque. Observe isso em outras reportagens;
Montar a reportagem, organizar o texto e distribuí-lo da seguinte forma:
  • Selecionar as fotos ou outras ilustrações;
  • Fazer legenda para as fotos ou figuras ou gráficos;
  • Pensar num título que chame bastante atenção e que sintetize o conteúdo da reportagem;
  • Fazer um breve comentário no subtítulo ou no “olho”, termo conhecido no meio jornalístico;
  • Não esqueça de colocar o nome dos autores, logo abaixo do subtítulo ou do olho.

5) Circulação de reportagens

Professor
Antes da publicação é necessário que o texto passe por uma avaliação considerando a norma culta da língua e o conteúdo das reportagens. Cuidar para que não tenha termos pejorativos e ações discriminatórias de qualquer natureza. Se preciso for mandar refazer explicando o porquê.
É importante que os grupos tenham acesso a todas as reportagens produzidas e para isso deve ser organizado um seminário de apresentação na sala de aula.
Caso a escola tenha um site pronto, o trabalho vai ser apenas de inserir e disponibilizar a leitura para a comunidade escolar. Porém se não tiver, é possível criá-lo com a ajuda dos alunos ou do CRTE do seu Núcleo ou da própria secretaria da escola, pois normalmente tem o domínio destas tecnologias.
Outra possibilidade de publicação e divulgação das reportagens é a criação de um jornal geográfico escolar (para isso seria necessário uma outra unidade didática explicando o processo).

6) Avaliação

O processo avaliativo deste tipo de atividade deverá ser contínuo durante todo o desenvolvimento das etapas, fazendo as interferências necessárias no momento em que for observado o erro.
Outro parâmetro avaliativo vai ser a qualidade da reportagem produzida e se apresenta os objetivos propostos e desenvolvidos nas diferentes etapas do trabalho.

Referências

  • Revista NOVA ESCOLA - n.º 231- Abr. 2010.
  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Geografia do do Paraná. Curitiba: Seed, 2009.
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