Disciplina - Geografia

Globalização

Autora: Carolina Albertoni Silveira
Instituição: Colégio Estadual Castelo Branco
Município: Itapejara d'Oeste - PR
Conteúdo: Globalização
Série: 2º Ensino Médio

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais - Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente Ivete Turmena Guidolin, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do Estado do Paraná.

O conteúdo globalização foi escolhido e trabalhado com o Software Cmap Tools e será trabalhado com turmas de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Castelo Branco, no município de Itapejara d’Oeste-PR.

Primeiramente haverá a exposição do material elaborado através da TV Multimídia, sendo que a partir do mapa conceitual será explanado o conteúdo. Será chamada a atenção dos alunos para as figuras anexas ao mapa conceitual, pois elas refletem características de cada um dos pontos do conteúdo, auxiliando numa melhor compreensão deles. Após a explanação será pedido a eles para responderem a um questionário no qual  farão relação entre empresas multinacionais existentes em nosso território, na produção industrial nacional, no consumo dos alunos identificando marcas multinacionais, e recursos de informação e informática aos quais os alunos têm acesso.

Eles serão organizados através de grupos, onde aplicarão um questionário abordando informações que nos darão ideia do contexto da globalização em nosso cotidiano. O primeiro questionário será pessoal, com questões sobre: se o aluno tem computador e internet; quais meios de comunicação eles têm acesso; se existe estabelecimento de lan house que seja utilizada por ele ou por amigo próximo. Neste mesmo questionário serão abordadas as seguintes questões: Quais principais indústrias e atividades comerciais da região? Essas atividades localizadas na região são nacionais ou multinacionais? Após, será entregue um segundo questionário que deverá ser aplicado através de aula de campo, onde os alunos estarão organizados em grupos e visitarão algumas atividades comerciais da cidade, como por exemplo, supermercado, loja de confecções e sapatos.

Para este questionário será feito um levantamento dos produtos que a loja oferece, os produtos mais vendidos, o preço, e seria solicitado aos comerciantes se os produtos têm origem brasileira ou não e se são de empresas nacionais ou multinacionais. Este segundo questionário poderá embasar a realidade da industrialização brasileira feita em boa parte por multinacionais. Mas é claro que precisaríamos verificar os resultados de ambos os questionários.

Concluiremos o conteúdo compilando as informações dos questionários, e expondo novamente o mapa conceitual e demonstrando que estamos numa sociedade global, com relações globais em diversos âmbitos como a economia, informática e recursos de informação.

Os alunos serão avaliados pelo interesse na aplicação dos questionários, na compilação das informações captadas, na participação das aulas, e por fim será realizado um debate  sobre globalização.

Objetivos

  • Apresentar o mapa conceitual elaborado através do software Cmap Tools;
  • Explanar o conteúdo a partir da organização representada no mapa conceitual;
  • Observar os detalhes do mapa conceitual as figuras anexas para uma melhor compreensão;
  • Aplicar questionário com os alunos;
  • Concluir que estamos numa sociedade global.

Referências

  • Inglês, A. Ap. (et al). Oficina de Softwares Educacionais - Gimp e Cmap Tools. CRTE Pato Branco. Seed/Pr.
  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed, 2009.
Mapa conceitual sobre globalização
Recomendar esta página via e-mail: