Disciplina - Geografia

População Brasileira e a Importância do Recenseamento

Autor: Edilson Eberhardt
Coautora: Renice Cecilia Gafuri
Instituição: Colégio Estadual Jardim Gisele
Município: Toledo - PR
Conteúdo: População Brasileira e a Importância do Recenseamento
Série: 2º Ensino Médio

Relato


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação da docente, assessora pedagógica Renice Cecília Gafuri, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Toledo.

População é o conjunto de pessoas que residem em determinado território, que pode ser uma cidade, um estado, um país, ou mesmo o planeta como um todo. Ela pode ser classificada segundo sua religião, nacionalidade, local de moradia, atividade econômica e tem seu comportamento e suas condições de vida retratada através de indicadores sociais.

O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada. O resultado do censo, no caso do Brasil, serve para analisar a tendência de crescimento da população e também para avaliar os fatores que compõem sua dinâmica, tais como natalidade, mortalidade e migração.

É importante abordar o tema do censo, pois é através da coleta periódica de dados que passamos a conhecer melhor nosso país. No caso do Brasil, essa pesquisa é feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde devemos conscientizar a população para que receba bem o recenseador e que as informações repassadas sejam verdadeiras.

Através dos dados do censo é possível retratar, para níveis geográficos detalhados, a população e suas condições de vida, dando respostas às seguintes questões: Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos?
Os dados dos censos são fundamentais para o conhecimento sobre as reais necessidades da população e direcionar investimentos tanto dos órgãos públicos, quanto fornecer dados para os investimentos das empresas privadas.

Objetivos

Conscientizar e mobilizar a população para participar do censo, demonstrando sua importância para o planejamento dos governantes e também para compreender a mobilidade espacial e a ocupação territorial.

Desenvolvimento da aula

A aula terá início com uma explanação oral sobre o tema referido acima, ressaltando sua importância dentro dos conteúdos de Geografia. Em seguida, usando a TV Multimídia em sala de aula, mostrar os vídeos que estão relacionados abaixo (recursos do Portal).
Com base nos vídeos, questione os alunos sobre as alternativas para garantir que todas as famílias sejam visitadas e as informações sejam coletadas em um período de tempo relativamente curto. Eles certamente vão comentar o papel das tecnologias nessa empreitada. Explique que, como vem ocorrendo nos processos eleitorais, há que se destacarem os modernos sistemas informatizados, os quais permitem o registro e o envio de dados em tempo real.
Como avaliação proponha à turma uma redação dissertativa individual sobre os desafios do Censo Demográfico. Os alunos devem estabelecer relações entre as operações de coleta e de tratamento de informações em nível nacional, a atual organização do espaço geográfico brasileiro e os avanços da tecnologia. Sugira que aproveitem os vídeos analisados em sala de aula.

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Vamos Contar! Censo 2010 nas Escolas
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Referências

  • MELLO, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. 
  • VEJA: Edição 2185 - 06 out. 2010
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