Disciplina - Geografia

Trabalho Escravo

Autora: Maria Ryzy Machado dos Santos
Instituição: Escola Estadual de Farol - EF
Município: Farol - PR
Conteúdo: Trabalho Escravo
Série:

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final do Curso: Apoio ao uso dos Recursos do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica, sob orientação da docente Edilaine de Oliveira Santos, CRTE - Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do NRE – Núcleo Regional de Educação, Campo Mourão.

O trabalho durante a Revolução Industrial trouxe uma alienação crescente do trabalhador que perdeu a visão global do processo de produção, especializou-se em servir a máquina e desempenhar atividades cotidianas e cansativas.

Objetivo

Entender a robotização do trabalhador como um fenômeno gerado pela Revolução Industrial.

Justificativa

Nas fábricas, os trabalhadores foram obrigados a seguir a cadência das máquinas, sem marcar os limites da jornada de trabalho.

Metodologia


1. Debate acerca do conteúdo do livro didático sobre a Revolução Industrial:

a) Relacione o trabalho manufaturado com o mesmo durante a Revolução Industrial.

b) Qual a relação Homem/máquina no processo do trabalho?

c) Na sua opinião, nos dias atuais existe trabalho escravo? Explique.

2.
Apresentação do Vídeo: Tempos Modernos (Charles Chaplin), aborda as relações e condições de trabalho em que se encontra a classe operária no período da Revolução Industrial, logo após a crise de 1929. O filme traz a robotização dos trabalhadores e a divisão da sociedade em que uns são proprietários dos meios de produção e outros somente proprietários da força de trabalho.

3. Análise e questionamentos sobre a imagem: Trabalho Escravo. A imagem que traz uma corrente aos pés ligando a mesma à escravidão contemporânea e situações na qual o trabalhador não consegue se desligar do seu patrão. A imagem demonstra a escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados "gatos". Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo o crime.

4. Pesquisar os tipos de trabalhos considerados escravos, produzir painéis e apresentar para turma em sala.

Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma processual, continuada e diagnóstica, ocorrendo durante o processo de ensino-aprendizagem, verificando o entendimento dos alunos sobre o processo do trabalho escravo durante a Revolução Industrial, o entendimento em relação ao vídeo e imagem apresentada, resultando nas produções dos painéis.

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Trabalho Escravo


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Tempos Modernos



Referências

  • BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade & Cidadania. 9º ano. São Paulo: FTD, 2009, (coleção História – Sociedade & Cidadania)
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