Disciplina - Geografia

Degradação e Preservação Ambiental

Autora: Maria Edna da Glória
Instituição: Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire
Município: Apucarana - PR
Série: 2º ano EM

Relato
A partir do curso realizado pelo CRTE, do Núcleo de Apucarana, sobre o software GIMP, elaboramos uma proposta de atividade em consonância com o conteúdo curricular de Geografia “Degradação e Preservação Ambiental”, aplicando-a em uma turma do 2º ano do Ensino Médio.

Dentre os objetivos da atividade, destacam-se:
  • Identificar e fotografar com câmera digital as características ambientais do bairro onde se localiza o colégio;
  • Estabelecer a correlação entre a realidade observada no bairro e os problemas ambientais nacionais e globais;
  • Levar os alunos e a comunidade local a perceberem que todos os cidadãos e as cidadãs são responsáveis pela preservação do meio ambiente onde vivem.

Metodologia Utilizada
Considerando que dentre as premissas para que a aprendizagem seja significativa, estão a condição de partir dos conhecimentos prévios dos alunos e a necessidade de contextualizar o conteúdo com a realidade por eles vivenciadas. Num primeiro momento realizamos uma discussão em sala de aula sobre as características ambientais observadas no bairro onde se localiza o colégio e sobre o que cada um dos alunos sabia e pensava a respeito destas características. Em seguida, organizamos grupos de três alunos para que, em contraturno, fizessem uma excursão pelas ruas do bairro, fotografando tanto os pontos positivos como os pontos negativos observados em relação às questões ambientais.

Na segunda aula de Geografia, de posse das câmeras digitais utilizadas, acompanhados pela professora, os alunos foram ao laboratório da escola, onde baixaram suas fotos. Após escolher as fotos que melhor retratavam as condições ambientais locais, os alunos foram orientados a utilizar o software GIMP para produzirem cartões postais enaltecendo os pontos positivos, como praças e ruas arborizadas, pontos de preservação da mata ciliar de um rio que corre em uma das extremidades do bairro, limpeza de algumas ruas, o cuidado de parte dos moradores com a coleta do lixo, etc. Com as fotos que demonstravam os pontos negativos quanto à preservação ambiental, como lixo em terrenos baldios, pontos em que a mata ciliar foi retirada, lixo jogado às margens do rio, lixo acumulado e/ou inexistência de arborização em algumas ruas etc., os alunos produziram folhetos ilustrados, contendo orientações para a população de como contribuir para melhorar tais condições ambientais.

Para produzir os cartões postais e os folhetos, os alunos utilizaram recursos do GIMP como aplicação de texto, de bordas, molduras e de efeitos de iluminação, sobreposição de imagens, aplicação de filtros, entre outros.

Os cartões postais e os folhetos com orientações foram entregues aos pais na reunião para entrega de boletins.

Avaliação
Como ponto positivo desta atividade, podemos destacar o envolvimento e a motivação dos alunos, que em seus depoimentos disseram ter gostado da metodologia utilizada, a qual rompeu com a rotina de sala de aula. Ao avaliar o trabalho e o conhecimento adquirido pelos alunos, constatou-se a apreensão de conceitos relativos à degradação e preservação ambiental e uma maior consciência quanto a responsabilidade que cada um deve ter pelo meio ambiente onde vive.

Referências
  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Disciplina de Geografia. Curitiba: Seed, 2009.
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