Disciplina - Geografia

Ambiente Natural e Ambiente Modificado

Autora: Regiane Perez
Coautora: Adriana Regina Perez Rech
Instituição: Escola Estadual de Ouro Preto – Ensino Fundamental
Município: Toledo – PR
Séries: 6ª e 7ª

Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação da docente pedagógica Adriana Regina Perez Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Toledo.

Metodologia
Os Conteúdos propostos neste relato de experiência serão trabalhados com repasse, troca de informações e de dados de forma expositiva, com objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de que ele forme um esquema mental pertinente ao tema para que ele possa estabelecer relações sociais, políticas, econômicas, históricas e culturais, sobre os fatores que compõem a sociedade, além das mudanças que ocorrem no cotidiano ambiental.

Primeiramente os alunos assistirão ao vídeo “Meu País”, na TV Multimídia. Após a exposição e exploração do conteúdo, no laboratório de informática, os alunos terão acesso a mais informações disponíveis na internet sobre o assunto abordado, visitando o site www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm, no qual os mesmos tomarão conhecimentos das diferentes opiniões sobre as diferenças do ambiente natural e modificado, explorando também os temas referente as modificações do solo, o solo em si, o solo e as plantações e poluição do solo, apontando os benefícios e consequências das mesmas; após acessarão o blog geogrando.blogspot.com, onde responderão as atividades propostas.

Objetivos
  • Analisar pontos de vista apresentados, benefícios e consequências da modificação do ambiente.
  • Ambientar os alunos ao uso da Internet como recurso de pesquisa - Portais Educacionais, Blog Educativo geogrando.blogspot.com
  • Produzir atividades de revisão, reforço e fixação do conteúdo exposto.
Recursos Didáticos
Será utilizado como recurso didático o uso da TV Multimídia, vídeos e livros. Pretende-se trabalhar com textos disponíveis na internet sobre o assunto em questão, utilizará o Portal do Professor que permite explorar diversos tipos de atividades educativas. A intenção é explorar a atividade onde o aluno terá que ter compreensão e assimilação do assunto para execução da mesma.

Anexo
O Solo

Solos


Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim.

ícone vídeos
Salve a Natureza



Referências
  • Portal Dia a dia Educação. Imagens e Vídeos da TV Multimídia.
  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Geografia. Curitiba. Seed, 2008.
  • Escola Kids
Recomendar esta página via e-mail: