Disciplina - Geografia

Busca Educação

Uso Sustentável dos Recursos Naturais

Autor: José Odecio Langer
Coautor: Nilton Sérgio Rech
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte – Ensino Fundamental e Médio
Município: Toledo – PR
Série: 1º EM

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais” sob orientação do docente, assessor pedagógico Nilton Ségio Rech, da equipe de Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Toledo.

O atual uso que a sociedade faz dos recursos vitais que a natureza nos oferece é insustentável e precisa ser redimensionado com urgência. A Educação Ambiental deve promover esta mudança de paradigma e para isto, usar todos os meios disponíveis. A meta desse trabalho também é colaborar com a divulgação dos recursos que podemos encontrar no portal Dia a Dia Educação e o caminho para acessá-los, possibilitando o uso das tecnologias em nossas aulas de EA, para construirmos a tão desejada sustentabilidade socioambiental.

Objetivos

  • Alertar para as consequências do mau uso dos recursos naturais para um futuro próximo da nossa sociedade, bem como para as gerações vindouras;
  • Sensibilizar os alunos para as questões ambientais que já estão causando sofrimento e mesmo a morte de milhões de pessoas e a redução da biodiversidade;
  • Propor um modelo econômico alternativo, que não promova o consumismo a exploração da natureza e do ser humano como vias de crescimento;
  • Desenvolver atividades práticas de Educação Ambiental, a partir da sala de aula e do pátio escolar;
  • Incentivar o uso dos recursos disponíveis nos diversos Portais.

Metodologia

Inicialmente, faremos uma rápida explanação dos conteúdos de forma expositiva, quando o aluno será desafiado a buscar mais informações sobre os problemas causados pelo mau uso da água e dos recursos naturais, através da leitura de textos. Por meio do recurso TV Multimídia, estaremos assistindo ao vídeo “Home”. Também faremos debate sobre o mesmo.

A seguir, os alunos farão pesquisa bibliográfica para apresentação de trabalhos em grupo, sobre o mau uso dos recursos naturais (água, solo, minerais e biodiversidade). Cada grupo relatará os principais problemas relacionados ao uso de um desses elementos, propondo soluções. Os trabalhos serão apresentados aos colegas com uso de recursos visuais.

Para finalizar, serão criadas comissões para controlar o desperdício de água e energia na escola.

Material


ícone para acessar a TV Multimídia
Planeta água


ícone para acessar artigo em pdf
A Análise Ambiental Legal de uma Bacia Hidrográfica com Recurso Fotográfico: O Caso do Rio Bacacheri

ícone para acessar simuladores e animações
Erosão – mal uso do solo



Avaliação

Sendo o espaço geográfico fruto do trabalho da sociedade humana sobre a natureza, o aluno deverá ser capaz de se entender coautor do espaço geográfico, reconhecendo os problemas resultantes do mau uso dos recursos naturais e propor alternativas menos impactantes.
A avaliação será diagnóstica e continua, através do uso de diferentes instrumentos.

Referências

  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Geografia. Curitiba: Seed, 2008/2007 p.280
  • Portal Dia a Dia Educação. Imagens e Vídeos da TV Multimídia.
  • LANGER, J. O. Blog Educacional. Erosão.
  • MOREIRA, João Carlos. Geografia: volume único. Scipione: São Paulo, 2005.
Recomendar esta página via e-mail: