Disciplina - Geografia

Biomas Brasileiros

Autora: Cleunice Dias de Morais
Coautora: Adriana Regina Perez Rech
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte – Ensino Fundamental e Médio
Município: Toledo – PR
Série: 6 ano - Ensino Fundamental

 

Relato

Esta atividade, devidamente adaptada, pode ser realizada tanto com o sexto ano do Ensino Fundamental, como também com o 1º ano do Ensino Médio. O tema “Os Biomas Brasileiros” está ligado a um conteúdo estruturante de Geografia, ao Meio Ambiente e está presente nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Os biomas brasileiros representam a associação de espécies animais e vegetais numa determinada condição climática. Do ponto de vista da Geografia, além dessa condição citada, existe a ação antrópica que também deve ser observada. Os biomas podem ser divididos, segundo o IBGE, em: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal.

Para a realização dessa atividade, primeiramente apresentar aos alunos na TV multimídia o mapa da vegetação brasileira, trabalhar os diferentes tipos de vegetação, sua localização, mostrar também um mapa político do Brasil, fazendo um comparativo entre os dois, para que os alunos possam identificar os Estados brasileiros e suas devidas vegetações. Num segundo momento apresentar, também na TV Multimídia, imagens dos biomas brasileiros com suas devidas características. Fazer questionamentos para verificar se realmente os alunos conseguem relacionar a vegetação/característica/localização.

Após essa atividade, apresentar outro mapa sobre a vegetação atual, buscando identificar a devastação da vegetação e suas causas, lembrando aos alunos de verificarem qual a situação atual da vegetação no seu estado e na sua cidade. Em seguida, ressaltar as razões do Brasil possuir tão vastas formas de vegetação, explicar que fatores como clima, solo e até mesmo ações humanas estão envolvidas. Além disso, comparar os modos de vida de sua região com os de outras regiões brasileiras, e a maneira como a população vivencia e se apropria de sua vegetação, saindo da mera descrição de paisagens, para uma interrelação com o modo de vida das pessoas. Para isso, sugere-se (pode ser em um outro momento) realizar uma pesquisa sobre os hábitos de consumo, locais, os produtos que participam da vida cotidiana, como são feitos e qual a origem dos recursos naturais que estão envolvidos em sua produção. Essa atividade terá em média uma duração de 2 aulas. Num terceiro momento, levar os alunos ao laboratório de informática e ambientá-los quanto ao acesso ao Portal.

Acessar o Portal Dia a dia /Educadores/Geografia, em seguida, na coluna à esquerda o link “Biomas”, onde vamos ter acesso a cada bioma brasileiro, ler e analisar os textos, bem como as imagens, vídeos e links que ali se apresentam.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

logotipo da página de Geografia
Biomas - Caatinga


ícone para acessar vídeos na TV Multimídia
Calango Lengo


ícone para acessar as imagens na TV Multimídia
Bioma Cerrado


ícone para acessar as imagens na TV Multimídia
Biomas - Floresta Tropical
ícone para acessar as imagens na TV Multimídia
Vegetação de Caatinga


ícone para acessar as imagens na TV Multimídia
Mapa Brasil Regiões


ícone para acessar as imagens na TV Multimídia
Mapa Biomas do Brasil

Referências

Recomendar esta página via e-mail: