Disciplina - Geografia

Clima brasileiro e sua classificação

Autora: Maria Bernadete Galvão
Instituição: Colégio Estadual Barão de Capanema
Município: Prudentópolis - PR
Série: 1º ano - EM

Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.

O Mapa climático permite mostrar aos alunos como os fatores interferem nas regiões brasileiras nas mais diferentes áreas de ocorrência e possíveis alterações climáticas resultantes da ação humana.

Objetivos
Fazer com que os alunos identifiquem e conheçam os diferentes tipos climáticos do Brasil, suas dinâmicas e importância na vida do ser humano.

Metodologia
O planeta Terra possui diferentes climas, sendo que através do mapa os alunos irão identificar as regiões climáticas, através dos conceitos e tipos de climas distribuídos nas diversas regiões do Brasil.

Tipos de clima:
a) Clima Equatorial Úmido: apresenta altas temperaturas durante o ano todo, elevada pluviosidade; encontrada em quase toda Amazônia.
b) Clima Tropical Litorâneo Úmido: incide sobre a região litorânea leste, tanto no Nordeste como no Sudeste, sofre influência direta da massa Tropical Atlântica, durante o verão causa chuvas orográficas nas encostas das serras do Mar e da Mantiqueira e na Chapada da Borborema.
c) Clima Tropical: abrange quase toda Região Centro Oeste, parte do Sudeste, Nordeste e Estado do Tocantins; apresenta invernos secos e verões quentes e chuvosos.
d) Clima Tropical Semiárido: característico do sertão do Nordeste e Norte de Minas Gerais, responsável pela irregular pluviosidade e secas prolongadas.
e) Clima Subtropical Úmido: encontrado na Região Sul do Brasil, apresenta estações bem definidas, maior regularidade pluviométrica e invernos rigorosos.

Através do vídeo mudanças climáticas naturais, eles irão observar melhor como ocorrem as mudanças no nosso planeta e principalmente nas regiões brasileiras.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
ícone para acessar a notícia na página de Geografia
Mudanças climáticas, o homem, e o aumento da desertificação no mundo



ícone para acessar a imagem
Brasil: Climas



Referências
ícone para acessar lista de textos
Diretrizes Curriculares de Geografia
Acesse em PDF
Recomendar esta página via e-mail: