Disciplina - Geografia

Produção Agrícola do Paraná

Autora: Márcia Lúcia da Cruz
Coautor: Vilson José dos Santos
Instituição: Colégio Estadual de Campo Mourão – EFMPN
Município: Campo Mourão – PR
Ano:

Resumo
A fertilidade do solo e o clima paranaense contribuíram para a diversificação da produção agrícola, com isso a agricultura paranaense desempenhou e vem desempenhando papel fundamental no crescimento econômico do Estado. Os produtos agrícolas possuem importante peso na balança comercial, principalmente no setor exportador e calcula-se que a agricultura paranaense seja responsável por aproximadamente 30% da produção nacional de grãos.  

De acordo com esses dados, serão apresentadas tabelas e gráficos, mostrando os principais produtos agrícolas no Brasil e no Estado do Paraná, bem como a produção de carne bovina, suína e aves. Os números que serão apresentados farão parte de estudos da Geografia e Matemática, de forma interdisciplinar,  direcionados aos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, 8ª série, envolvendo informação,  percentagem e situação-problema.

Justificativa
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Apoio ao uso dos recursos do portal Dia a Dia educação, sob orientação da docente e assessora pedagógica Edilaine Oliveira dos Santos, da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do Estado do Paraná.

De acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em 2010, o Paraná é o maior produtor nacional de grãos, apresentando uma pauta agrícola diversificada.

A utilização de avançadas técnicas agronômicas coloca o Estado em destaque em termos de produtividade. A soja, o milho, o trigo, o feijão e a cana-de-açúcar sobressaem na estrutura produtiva da agricultura local, observando-se, em paralelo, forte avanço de outras atividades, como a produção de frutas.

Já na pecuária, destaca-se a avicultura, com 26,3% do total de abates do País. Nos segmentos de bovinos e suínos, a participação do Estado atinge 4,3% e 17%, respectivamente.

Diante de tudo que hoje vivemos, é uma necessidade muito grande mostrar ao aluno a relação dos conteúdos que são vistos na escola com o cotidiano, com o objetivo de tornar o ensino mais eficaz e interessante aos olhos dos educandos. É uma resposta a perguntas do tipo: no que vou usar isso, Professor? Por que eu tenho que aprender isso?

Objetivos
Esta prática tem como objetivo a elaboração de uma proposta de aula interdisciplinar, envolvendo Geografia e Matemática, com o objetivo de ser ministrada aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do Colégio Estadual de Campo Mourão, pois o aluno irá perceber que hoje, o Paraná é o maior produtor de grãos do país (milho, soja, trigo, feijão e café).

Após a apresentação do gráfico e das tabelas, analisar com os alunos os dados contidos nas figuras, levando-os a interpretar as informações contidas nos mesmos, relacionar com dados cotidianos e opinar sobre suas realidades.

Mostrar ao educando o quanto nosso Estado produz em grãos em relação às quantidades totais do Brasil, nos principais produtos agrícolas que consumimos.

Desenvolver no aluno seu pensamento crítico através das análises dos números que serão estudados e encontrados nos cálculos que ora serão feitos (encontrados).

Contextualizar os conteúdos curriculares nas interpretações de problemas e situação-problema.

Metodologia
  • Localizar o Paraná na região Sul do Brasil;
  • Analisar a história econômica do Paraná;
  • Conhecer os principais tipos de solo paranaense;
  • Relacionar o clima e a agricultura;
  • Identificar os problemas da agropecuária paranaense;
  • Recordar com os alunos os eixos no plano cartesiano e a construção de gráficos, mostrando os tipos de gráficos mais usados (gráfico de linha, gráfico de barras, e gráfico de setores);
  • Mostrar aos alunos de onde são tirados os dados que compõem os gráficos e as tabelas e a origem dos dados (números): o que são tabelas, o que estas devem conter;
  • Reforçar o que é percentagem e como calcular.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim.
ícone para acessar a Tv Multimídia
Matemática das Coisas
Recomendar esta página via e-mail: