Disciplina - Geografia

Geopolítica

Autor: Ademir Rempel
Coautora: Viviane Gabre
Instituição: Prof. Maria de Jesus Pacheco Guimarães
Município: Guarapuava - PR
Série:

Relato

Este material foi elaborado a partir da oficina "Apoio ao uso dos recursos do Portal Dia a dia Educação, na Prática Pedagógica". Sob a orientação da docente Viviane Gabre, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Guarapuava - PR.

Esta aula foi elaborada e aplicada aos alunos da 7ª série, com o objetivo de esclarecer maiores informações referentes ao tópico da indústria bélica dos Estados Unidos da América. Esta atividade é apenas uma aula, que juntamente com outras que envolveram outros tópicos completarão o assunto sobre a potência econômica e militar da América do Norte.

Através de estudo de textos, mapas e vídeos sobre o assunto foi possível levar o aluno a entender a importância estratégica dos atos militares dos E.U.A., na atualidade. Estabelecendo então uma ligação com o conteúdo da Geopolítica.

Nesta aula foi possível estabelecer relação com outros tópicos importantes tais como: Guerra fria, Capitalismo versus Socialismo, Terrorismo, entre outros.

A avaliação da aula se desenvolveu por meio de um debate e foi enriquecedor, pois os alunos questionaram entre outros tópicos a questão do poder militar de outras nações, e também do Brasil. Debateram sobre o poder do Brasil na região da América do Sul; identificaram o Brasil como potência regional e os Estados Unidos da América como a grande potência mundial.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

ícone
11 de setembro de 2001



Referências

  • MOREIRA, I. A. G. Construindo o espaço - Construindo o espaço humano.6 ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
  • Portal Dia a dia Educação/ TV Multimídia.
Recomendar esta página via e-mail: