Disciplina - Geografia

Imigrantes no Brasil e sua Herança Cultural

Autora: Selma Húngaro
Instituição: Colégio Estadual Usina Bandeirantes
Município: Bandeirantes - PR

Relato

Este relato foi elaborado para apresentação no curso “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, e como requisito de avaliação final da oficina.

Justificativa

Nosso país é conhecido por seu povo receptivo e hospitaleiro. Prova disso são as pessoas de diversas nacionalidades que para cá migraram em busca de uma vida melhor da que tinham em seu país de origem. Os imigrantes contribuíram significativamente para o enriquecimento de nossas origens e na formação de nossa população.

Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos). O legado cultural desses povos é diversificado através da religião, língua, dança, música e culinária, e todos nós brasileiros somos descendentes desses grupos de imigrantes.

Objetivos

  • Compreender por que esses povos deixaram seu país de origem e vieram para o Brasil;
  • Localizar os países de origem desses imigrantes;
  • Conhecer e identificar as heranças culturais trazidas pelos imigrantes;
  • Mobilizar os alunos para participar das atividades, demonstrando sua importância para nosso cotidiano.

Encaminhamento metodológico

Iniciar a aula com uma explanação oral sobre o referido tema, ressaltando sua importância dentro do conteúdo de Geografia. Em seguida, usando a TV Multimídia disponível em sala de aula, mostrar o vídeo do Portal (abaixo indicado), como sugestão para o desenvolvimento dos trabalhos, que apresenta, por meio de uma sequência de fotos a imigração japonesa no Brasil, com sua contribuição na colonização e ocupação das terras brasileiras em diversos estados do Brasil.

Dividir os alunos em 05 grupos, onde cada grupo deverá trabalhar uma herança cultural dos imigrantes: religião, dança, música, culinária ou língua. Levá-los ao laboratório de informática da escola para que eles possam pesquisar na internet sobre o tema, o que auxiliará na escolha da apresentação da atividade.

O trabalho poderá ser desenvolvido através de danças típicas do referido país, bem como entrevistas com imigrantes que residam em nosso município; mapa mundi, com suas devidas localizações e painéis com fotos. Assim que os grupos forem divididos, escalar a tarefa que deverão desenvolver: dança típica, culinária, religião.

Com a atividade em mãos, eles devem se organizar, se reunir e planejar o que será feito e como será a representação. Na dança apenas um vídeo ou farão a dança; na culinária realizarão o preparo de pratos típicos para a degustação da classe e, na religião um vídeo, uma entrevista ou uma palestra para esclarecer sobre a religiosidade deste povo. Ao final, os grupos deverão apresentar o resultado do trabalho para a classe.

Recursos Didáticos e Tecnológicos

  • TV Multimídia
  • Pen-drive
  • Laboratório de informática
  • Livro didático
  • Mapa Mundi
  • Vídeo sobre a imigração japonesa no Brasil

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela organização, planejamento, criatividade e originalidade na apresentação do trabalho proposto.

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Sim

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Imigração Japonesa no Brasil


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Imigração Japonesa - Kasato Maru


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Imigração Japonesa - Cafeicultura



Referências

  • PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Geografia, Curitiba: Seed, 2008.
  • MOREIRA, I; AURICCHIO, E. Construindo o Espaço. São Paulo: Ática, 2010
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