Disciplina - Geografia

Aula de Campo - Foz do Iguaçu: Usina Binacional de Itaipu e Parque Nacional do Iguaçu

Autora: Gesiele Aparecida da Silva
Coautora: Maria de Lourdes dos Anjos
Instituição: Colégio Estadual Walfredo Silveira Corrêa
Município: Arapongas - PR
Série: Ensino Médio

Objetivo Geral

Conhecer as Cataratas do Iguaçu como uma das paisagens mais exuberantes do Brasil, incentivando os alunos a compreender o funcionamento da Usina Binacional de Itaipu e desenvolvendo a sua socialização com pessoas de outras nações.

Objetivos Específicos

  • Compreender os impactos antrópicos dos locais que alteram o espaço geográfico;
  • Conhecer a história da construção da Usina Binacional de Itaipu;
  • Questionar a política energética do Brasil, verificando seu potencial hidrelétrico;
  • Observar o tipo de vegetação predominante no Parque Nacional do Iguaçu, suas características, e ainda a diversidade biológica;
  • Promover a interação entre pessoas de outras regiões, incluindo a de outros povos;
  • Reconhecer a importância de atitudes responsáveis ao meio ambiente, evitando o desperdício e percebendo os cuidados necessários na preservação e conservação da natureza.

Relato

No dia 30 de Outubro de 2010 foi realizado uma viagem a Foz do Iguaçu-PR, para pesquisa de campo na Usina Binacional de Itaipu e no Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu. Estiveram presentes na viagem alunos do Ensino Médio, Professores, a presidente da APMF do Colégio e ainda outros convidados, com o intuito de atrelar o entretenimento ao estudo (teoria e prática).

A Usina Binacional de Itaipu, nome inspirado de uma ilha de rocha no Rio Paraná chamada "Itaipu", que significa, na língua tupi, "a pedra que canta". O mais impressionante nesse estudo de campo é que pôde-se observar e comparar a capacidade do ser humano nesta construção e sua influência na paisagem geográfica. A construção da usina foi iniciada no ano de 1974 e hoje é maior produtora de energia elétrica do mundo em potencial hidráulico, superando a Usina de Três Gargantas na China, que tem uma infraestrutura maior. Sua maior produção é possível devido à vazão do Rio Paraná, ocupando uma posição de destaque no panorama mundial.

Importante se faz mencionar que a usina é uma parceria entre Brasil e Paraguai devido a fronteira do Rio Paraná, portanto, tudo na Usina é dividido entre eles. O Paraguai, por conter uma população e extensão menor que o Brasil, vende 90% de sua energia para nosso país, e essa energia é consumida pela Região Sudeste por ser a mais desenvolvida, urbanizada e industrializada e uma pequena parcela é usada na Região Sul.

Vale ainda ressaltar a questão ambiental. Como se sabe a energia hidráulica é um recurso renovável e que não produz nenhum tipo de resíduos, porém, sua construção causou um grande impacto na região e por isso a Usina desenvolve uma política ambiental que visa minimizar esses impactos.

A preservação ambiental é uma questão discutida com ênfase nos dias atuais. As Cataratas do Iguaçu, ápice da natureza, representa o resultado do cuidado de suas nascentes, portanto é imprescindível a manutenção dos mananciais para que os seres vivos continuem a desfrutar deste bem. Por isso, o Parque Nacional do Iguaçu foi decretado como Patrimônio Natural da Humanidade em 1986, concedido pela Unesco para conservar uma das mais espetaculares cataratas do mundo que abriga a maior e mais importante floresta tropical do País.

O Brasil possui uma riqueza natural exuberante, mas necessita de uma atenção responsável para que ela não venha se extirpar. Encontramos no município de Foz do Iguaçu o Parque das Aves, que se trata de uma área ambiental temática onde alia turismo ecológico à preservação ambiental. Nela, é possível observar mais de 900 tipos de aves de 150 espécies.

A questão ambiental está atrelada à social, e um dos objetivos dessa viagem era permitir a vivência com outras culturas e línguas, promovendo uma interação, na qual houvesse respeito e aprendesse a conviver com as diferenças.

Depoimentos de alunos

“A viagem em si foi muito bem organizada pelas Professoras Malu e Gesiele e graças a elas adquirimos muito conhecimento sobre a natureza e a construção da usina hidrelétrica. É um espaço encantador, pelas maravilhosas Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, mas meu voto vai para a Cataratas do Iguaçu, que é uma obra-prima de Deus. “ Daiane Morandi

“Nessa viagem para Foz do Iguaçu aprendi muitas coisas, e descobri como a Usina de Itaipu traz benefícios para o Brasil e o Paraguai. A quantidade de energia que ela produz, de como foi planejada até sua inauguração, sem falar da diversidade de idiomas que ouvi, falados pelos estrangeiros no Hotel e tentei interagir. Descobri como o Parque das Aves e as Cataratas do Iguaçu são presentes de Deus para a humanidade, pois são lugares lindos e preservados. Meus professores ensinaram a ter a Educação Ambiental, assim descobri como me divertir e ajudar a natureza ao mesmo tempo. Adorei passar o tempo livre com meus amigos e professores, ver um lado que nunca tinha visto neles. Realmente uma experiência inesquecível”, Guilherme R. N. Quintino.

“A viagem para Foz do Iguaçu foi uma viagem interessante, onde tivemos a oportunidade de conhecer de perto como a grande Usina de Itaipu funciona, entender suas máquinas, ferramentas, etc. Tivemos a oportunidade de conhecer também as maravilhosas Cataratas do Iguaçu onde foi a coisa mais bonita que eu já vi em toda minha vida. Por fim conhecemos o Parque das Aves, um lugar com muitas espécies de aves, simplesmente maravilhoso”. Gustavo Escobozo da Costa.

“A viagem a Foz do Iguaçu foi muito especial, pois pudemos visitar e aprender de perto tudo o que se diz respeito à geração de energia, desenvolvimento sustentável no que diz respeito ao meio ambiente, entre muitas outras coisas que agora fazem parte de nosso conhecimento. Trata-se realmente de um lugar para análise de nosso futuro, ou seja, demonstra como poderemos evoluir em nossas tecnologias sem agredir o meio em que vivemos, isso foi o que me chamou atenção na Usina de Itaipu”. Geovani Scarcelli

Aula de campo - Foz do Iguaçu
Aula de campo - Foz do Iguaçu
Aula de Campo - Foz do Iguaçu
Aula de campo - Foz do Iguaçu
Aula de campo - Foz do Iguaçu
Aula de campo - Foz do Iguaçu

Referências
Recomendar esta página via e-mail: