Disciplina - Geografia

Brasil

Presidente Michel Temer, Brasil
Michel Temer,
Presidente do Brasil
O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. O território do Brasil corresponde a 47% do território sul-americano e sua população é de mais de 190 milhões de habitantes. É o único país de língua portuguesa nas Américas.

Delimitado pelo Oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de mais de 7 491 km. Faz limite ao norte com a Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a nordeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, com exceção do Equador e Chile.

A estrutura político-administrativa do Brasil está dividida em estados, municípios e distritos. Temos 26 estados e um Distrito Federal, os estados são também chamados de Unidades da Federação. No Distrito Federal, onde está a capital do país, estão as sedes do Estado brasileiro e de seus poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O Brasil foi dividido em cinco regiões – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os limites das regiões coincidem com as fronteiras dos Estados que delas fazem parte.

Essa divisão foi feita para facilitar o levantamento e a divulgação de dados estatísticos pelos órgãos públicos, como o IBGE. Além disso fornecem suporte ao planejamento e gestão do território. Essa organização foi realizada em 1970, depois de transformações no espaço brasileiro, e se mantêm nos dias de hoje. O modelo de divisão do Brasil incorpora aspectos naturais e socioeconômicos.
Recomendar esta página via e-mail: