Disciplina - Geografia

África do Sul

Presidente Zuma, África do Sul
Cyril Ramaphosa, Presidente da
África do Sul
A República da África do Sul está localizada no extremo sul do continente africano, cortada pelo Trópico de Capricórnio e situada ao Sul do paralelo do Equador (hemisfério Sul). Ao Norte, é banhada pelo mar Mediterrâneo; ao Leste, pelas águas do Oceano Índico e à Oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos no Cabo da Esperança, ponto estratégico das rotas comerciais europeias para o Oriente no século XV. O país tem fronteiras terrestres com Botsuana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Suazilândia e Zimbábue.

A África do Sul é um país enorme, com uma área de 1.127.200 km², ou seja, cinco vezes maior que a Grã-Bretanha e duas vezes maior que a França. Sua região costeira se estende por mais de 2.500 km e o país esta em 25° lugar em extensão territorial. Pelos termos da Constituição de 1993 (Lei 200, de 1993) a República da África do Sul ficou dividida em nove províncias, cada uma com sua legislatura, primeiro-ministro e ministros próprios, são elas: Northern Cape, Western Cape, Eastern Cape, KwaZulu-Natal, Mpumalanga, Limpopo, North-West, Gauteng e Free State .

O país possui 3 capitais: Executiva (Pretória), Legislativa (Cidade do Cabo) e Judiciária (Bloemfontein). E é um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. Sua base econômica está nos setores de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Assim, o país conseguiu uma das maiores rendas per capita do continente. Por isso, atualmente muitos consideram a África do Sul a força motriz de todo o continente africano.

O país é um dos membros fundadores da União Africana e é a maior economia do continente. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas e da NEPAD, além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional, do G20 e do G8+5.
Recomendar esta página via e-mail: