Disciplina - Geografia

Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia
Vladimir Putin,
Presidente da Rússia
Em 1917, na sequência da Revolução Russa, é introduzido pela primeira vez em todo o mundo um regime de Estado socialista. Durante mais de 80 anos a Rússia esteve submetida a esse regime, que erradicou o capitalismo e repartiu o antigo Império Russo em Repúblicas Socialistas Soviéticas, as quais formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1922. A Rússia tornou-se então numa destas repúblicas, detendo uma posição hegemônica em função da sua história, língua, além disso a capital da Rússia era também a da União Soviética.

A partir de 1945, a URSS mantém tropas ocupando a Polônia e a parte oriental da Alemanha, criando a República Democrática da Alemanha (RDA). A URSS passa a ter supremacia em quase toda a Europa de Leste. Nestes países, foram mantidos governos pró-URSS durante toda a Guerra Fria, quando são criadas várias barreiras entre os países pró-URSS e pró-EUA, algumas ideológicas como a Cortina de Ferro e outras físicas, como o Muro de Berlim em torno de Berlim Ocidental, na RDA.

A morte de Konstantin Chernenko, em 1985, representa o início dos suspiros finais da União Soviética. Então Mikhail Sergueievitch Gorbatchev dá início a abertura da Rússia para o mundo através de dois programas: glasnost ("abertura") e perestroika ("reestruturação"), de modo a modernizar a economia russa com a abertura das fronteiras para os investidores estrangeiros. A glasnost tinha o significado de liberdade de expressão, que fora ignorada durante todo o império soviético; já a perestroika consisitia na reestruturação econômica da URSS pois esta gastava muito dinheiro em armamento e defesa. O mundo passa por uma revolução e em Novembro de 1989 cai o muro de Berlim, e com ele a URSS.

Boris Yeltsin foi eleito Presidente da Rússia em junho de 1991, na primeira eleição direta presidencial na história russa. Durante e após a desintegração soviética, amplas reformas, incluindo a privatização, mercados e a liberalização comercial, estavam sendo realizadas, incluindo mudanças radicais ao longo das linhas de "terapia de choque", como recomendado pelos Estados Unidos e pelo Fundo Monetário Internacional.Tudo isso resultou em uma grave crise econômica, caracterizada pela queda de 50% do PIB e da produção industrial entre 1990-1995.

Vladimir Putin, assumiu em 2000, após sua vitória nas eleições presidenciais daquele ano. Putin retomou a ordem, a estabilidade e o progresso e ganhou grande popularidade na Rússia. A alta dos preços do petróleo e uma moeda inicialmente fraca, seguido do aumento da demanda interna, consumo e investimentos, ajudou a economia a crescer por nove anos consecutivos, melhorando a qualidade de vida e aumentando a influência da Rússia na cena mundial. Apesar das muitas reformas feitas durante a presidência de Putin, seu governo foi criticado pelas nações ocidentais como sendo uma liderança não-democrática. Em 2 de março de 2008, Dmitry Medvedev foi eleito Presidente da Rússia, enquanto Putin se tornou primeiro-ministro.

Em 2012, Putin foi eleito para o exercício de seu terceiro mandato — desta vez com 6 anos de duração. O final do mandato está previsto para 2018.

A Rússia é a nona maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior economia do mundo em poder de compra. Sendo o quinto maior orçamento militar nominal, e um dos cinco Estados reconhecidos com armas nucleares no mundo. Além disso possui o maior arsenal de armas de destruição em massa do planeta . A país é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, membro do G8, G20, APEC, OCX, EurAsEC, além de ser um destacado membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Recomendar esta página via e-mail: