Disciplina - Geografia

O crescimento dos Brics

O processo de desenvolvimento econômico dos Brics é crescente, e já vem influenciando algumas decisões mundiais como na reunião da OMC em 2005, quando os países em desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais pela União Europeia e pelos Estados Unidos, e a redução das tarifas de importação.

Além disso, muito mais que possibilidades de crescimento, os Brics são vistos como um grupo com potencial para "mudar o mundo", seja pelas ameaças ou oportunidades que representam do ponto de vista econômico, social e político.

Muitas agências e analistas internacionais já estão de olho nos Brics , e começam a sugerir que os investidores prestem mais atenção às oportunidades apresentadas por estes países. Investimentos nas áreas produtivas e nas perspectivas atuais e futuras de seus mercados consumidores. Pois em termos demográficos, temos os dois países mais populosos do planeta e os outros dois de populações consideráveis. A China representa, sozinha, mais de um quinto da população mundial, seguida de perto pela Índia (17,5%) e, bem mais longe, pelo Brasil (2,9%) e pela Rússia (2,2%).

Segundo a análise da Goldman Sachs, uma vez que estão em rápido desenvolvimento, supõem-se que em 2050, o conjunto das economias dos Brics possa fazer sombra ao conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual. Afinal os quatro países juntos representam, atualmente, mais de um quarto da área terrestre do planeta, sendo 17 milhões de km2 da Rússia, 3,2 milhões de km2 da Índia, passando pelos 9,3 milhões de km2 da China e pelos 8,5 milhões de km2 do Brasil; além de 40% da população mundial.

O Goldman Sachs diz que os BRICs não se organizam em um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, como ocorre no caso da União Europeia. Mas ele aponta fortes indícios de que "os quatro países do Bric têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim estão convertendo "seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica." Em 16 de junho de 2009, os líderes dos países do Bric realizaram sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, Rússia, e redigiram uma declaração pedindo pelo estabelecimento de uma ordem mundial multipolar.
Recomendar esta página via e-mail: