Disciplina - Geografia

Sugestões de Leitura

A Economia da Natureza

RICKLEFS, Robert E.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

O livro foi organizado de tal forma que os estudantes são imediatamente inseridos ao ambiente físico e às formas pelas quais os organismos se adaptam às suas vizinhanças. Além disso, é apresentado o conceito de bioma para ilustrar a diversidade de habitats na Terra, e realizada uma discussão sobre como a energia dos alimentos se move entre os diferentes componentes da biosfera, enfatizando a interconexão da vida e do mundo físico; entre outros temas relacionados à Ecologia.

A Geografia - Isso serve, em primeiro lugar para fazer a guerra

LACOSTE, Yves.

Nesse livro, Yves Lacoste responde a tais questões e alerta para as consequências que ocorrem nas populações atingidas pela "organização" de seus espaços, conclamando os geógrafos a assumir uma posição militante contra a instrumentalização da geografia pelos interesses estatais ou privados.
Editora Papirus.

A Geografia na Idade Média

KIMBLE, George Herbert Tinley
Tradução: Márcia Siqueira de Carvalho

Enquanto existem muitos relatos sobre as explorações geográficas, a história do pensamento geográfico ainda está para ser escrita, sendo este livro uma contribuição para seu estudo. É uma tentativa de acompanhar o progresso do conhecimento acerca do globo terrestre no período medieval, de perceber como este conhecimento foi influenciado pelas ideologias  que predominaram na época e, também, sobre os resultados deste trabalho humano.
Editora: Eduel
Fonte: Eduel
ÍconeAcesse a obra completa.

A globalização da natureza e a natureza da globalização

Carlos Walter Porto-Gonçalves.

A devastação ambiental e suas consequências para a humanidade vêm sendo amplamente estudadas por todos aqueles interessados na preservação do planeta. Nesta obra, Carlos Walter pretende discutir a natureza do processo de globalização e as contradições que ele gera no campo ambiental.
Editora Civilização Brasileira.

A natureza do Espaço, Técnica e Tempo Razão e Emoção

SANTOS, Milton.

Para Milton Santos, o espaço é um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações e é com base nessa ideia e nas noções de técnica e de tempo, de razão e de emoção, que nos propõe a construção de um sistema de pensamento que busca entender o espaço geográfico. Levando em conta a nova realidade trazida pelo processo de globalização que se instalava à época, o geógrafo Milton Santos buscou auxílio na história, na filosofia, na sociologia e em outras disciplinas humanas e sociais, para propor esta teoria geral do espaço humano. Passados vários anos desde sua primeira edição, A Natureza do Espaço ainda traz grande interesse para geógrafos e profissionais ligados às questões urbanas, dada a riqueza da análise deste geógrafo de renome internacional.
Editora: Record.

A Sociedade em rede - A era da informação - Vol. 1

CASTELLS, Manuel.

Escrito por um dos maiores cientistas sociais da atualidade, a trilogia A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, procura esclarecer a dinâmica econômica e social das transformações na cultura da mídia. Baseado em pesquisas feitas no Estados Unidos, Ásia, América Latina e Europa, Castells procura formular uma teoria que dê conta dos efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo, examinando os seus efeitos e implicações na vida urbana, na política global e na natureza do tempo.
Editora Paz e Terra.

Atlas de Solos da América Latina e do Caribe

Gardi, C., Angelini, M., Barceló, S., et al.

O serviço científico da Comissão Europeia publicou o primeiro Atlas de Solos da América Latina e do Caribe. Através de mapas e ilustrações coloridas, o Atlas mostra de forma clara e simples a diversidade dos solos na região. A publicação também destaca a enorme importância deste recurso natural não renovável, fornecendo alimentos para cerca de 580 milhões de pessoas na região. Além disso, o Atlas mostra a delicada relação entre o solo e as funções que desempenha, com destaque para as suas interligações com o clima e uso da terra, com especial atenção para o papel do solo para com o componente de segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas. Os solos latino-americanos abrigam alguns dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo.
Publicado pelo Serviço das Publicações da União Europeia
Fonte: European Commission
ÍconeAcesse o atlas.

Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil

IBGE, Diretoria de Geociências.

Esta publicação, fruto do trabalho integrado das instituições representadas pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - CIRM e do IBGE, reúne informações sobre os recursos do mar, suas características geológicas, oceanográficas, biológicas e aspectos socioeconômicos do litoral brasileiro, entre outras facetas, propiciando, assim, uma melhor compreensão dos ambientes marinhos e costeiros brasileiros.
Editora: IBGE
Fonte: IBGE
ÍconeAcesse o Atlas.

Brasil Rural Contemporâneo: estratégias para um desenvolvimento rural de inclusão

CALZAVARA, Oswaldo; LIMA, Rodne de Oliveira (Orgs.).

A mídia tem destacado o desempenho da agropecuária brasileira em constantes  reportagens, transmitindo a imagem de modernidade, apresentando resultados de produtividade comparável aos países mais ricos do mundo e realçando a importância da tecnologia de ponta. É o “Brasil rural que já está dando certo”. Mas existe também um Brasil rural diferente, e que de forma diferenciada é pensado neste trabalho. A complexidade e a diversidade do tema, bem como as tendências e novas perspectivas que se delineiam, são aqui abordadas por diferentes autores, com seus estilos próprios, expressando suas idéias, preocupações e sugestões.
Editora: Eduel
Fonte: Eduel
ÍconeAcesse a obra completa.

Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria (Org).

Este livro, escrito pelo geógrafo Milton Santos, representa, de certo modo, uma dupla aventura geográfica. De um lado, mostra como o país pode ser analisado mediante uma visão inovadora, fundada na realidade da globalização, e, de outro, revela a riqueza de uma interpretação baseada na mediação entre teoria e os dados empíricos. Com uma linguagem acessível, esta é uma obra de referência para entender a realidade do Brasil contemporâneo.
Editora Editora Record.

Climatologia: Noções básicas e climas do Brasil

DANNI-OLIVEIRA, Inês M; MENDONÇA, Francisco.

Esta obra de referência reúne os conceitos básicos de Meteorologia e Climatologia, destacando os domínios climáticos e sistemas atmosféricos que regem tempo e climas do continente sul-americano e Brasil. Efeito estufa, El Niño e La Niña e desertificação, associados às mudanças climáticas globais, recebem atenção especial. O livro destina-se aos universitários de Geografia, Agronomia, Biologia, entre outros e a professores de Geografia.
Editora Oficina de Textos.

Coleção Geografia em Movimento - Novas Tecnologias

Org: ARCHELA, S. Rosely; FRESCA, Tânia M. ; SALVI, Rosana F.

A série Geografia em Movimento inicia-se com o tema Novas Tecnologias, face a necessidade de discutir como a ampliação do conteúdo de ciência e técnica tem contribuído para gerar alterações em relação ao espaço geográfico. Os artigos apresentados neste volume trazem a possibilidade de reflexões em dois eixos principais. O primeiro, envolve a utilização de novas tecnologias enquanto instrumentação metodológica que contribui para o avanço da ciência geográfica. Perpassa ainda, pelo entendimento do que são algumas destas técnicas geradas no bojo da revolução tecnológica e como estas tem sido e podem ser utilizadas.

O segundo, envolve a discussão sobre as implicações geradas pelas novas tecnologias. No momento atual, em que as técnicas assumem maior importância diante de um mundo globalizado e controlado por algumas corporações econômicas, a reflexão sobre as mesmas se impõe. Busca-se portanto, o discernimento e a compreensão do próprio sentido das novas tecnologias a partir de suas interferências, influências e contribuições para as mudanças que ocorrem no espaço.
Editora Editora EDUEL.

Conhecendo os principais solos do Litoral do Paraná: abordagem para educadores do Ensino Fundamental e Médio

SILVA, Valentim da; FAGUNDES, Mauricio Cesar Vitória; LIMA, Marcelo Ricardo de; LIMA, Valmiqui Costa; TAVARES, Andressa Kerecz.

A cartilha traz informações sobre os diferentes tipos de solos existentes no litoral do Paraná, objetivando auxiliar o professor em seu trabalho com os educandos ao tratar do assunto.

ícone para baixar a cartilhaAcesse a Cartilha

Conhecendo os principais solos do Paraná: abordagem para os professores do Ensino Fundamental e Médio

LIMA, Valmiqui Costa; LIMA, Marcelo Ricardo de; MELO, Vander de Freitas.

A cartilha traz informações sobre os diferentes tipos de solos existentes no estado do Paraná, objetivando auxiliar o professor em seu trabalho com os educandos ao tratar do assunto. Deste trabalho, resultou um mapa com a distribuição dos principais tipos de solo.

ícone para baixar a cartilhaAcesse a Cartilha ícone para baixar PDFAcesse o mapa

Construção do conhecimento em sala de aula

VASCONCELLOS, Celso dos S.

A Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad assume o desafio de ser uma abordagem rigorosa da prática educacional, e, ao mesmo tempo, ter uma linguagem acessível, tendo em vista a construção de uma efetiva práxis pedagógica, superando a hermética reflexão acadêmica - que acaba não tendo repercursão no cotidiano do educador -, bem como o praticismo que atinge tantas escolas. Utiliza uma metodologia dialética de abordagem da realidade, fazendo a análise crítica do problema, projetando novas perspectivas e, principalmente, buscando alternativas de práticas concretas e transformadoras.
Editora Editora Libertad.

Dicionário Breve de Geografia

COSTA, Rui; GARRIDO, Dulce.

Este dicionário é um instrumento de apoio a todos os alunos de Geografia do Ensino Secundário, que se poderá revelar também de grande utilidade para os professores. Fazendo uso de uma linguagem clara e concisa, possibilita uma consulta rápida e eficaz de todos os termos que constam dos programas de Geografia, incluindo aqueles que a Nova Reforma do Ensino introduziu. Utiliza um sistema de referências cruzadas, apresenta no final uma listagem de siglas e contém ainda, em anexo, cerca de 50 figuras que completam a informação veiculada.
Editora: Editorial Presença.

Dicionário de Lugares Imaginários

MANGUEL, Alberto; GUADALUPI, Gianni

O Dicionário de lugares imaginários é um guia de viagem por lugares inexistentes - ou melhor, existentes apenas no terreno imaginário da ficção. Os autores fizeram um amplo levantamento de paisagens estranhas e exóticas, de cidades, países, ilhas, paraísos utópicos, mundos subterrâneos, muitos deles cenários de aventuras incríveis e, muitas vezes, absurdas.
O livro percorre a história da literatura, da Abadia de O nome da rosa ao País das Maravilhas, passando por locais menos famosos como Agzceaziguls e Cacklogallinia. Só não foram considerados paraísos, infernos e lugares localizados no futuro. Cada verbete é uma pequena obra de ficção inteligente e bem-humorada. Os locais são tratados como se de fato existissem, com descrições detalhadas, fiéis à fonte original. Entre as diversas informações, há a localização geográfica e a história dos lugares, o comportamento de seus habitantes, a flora e a fauna, pontos turísticos e até recomendações gastronômicas. Mapas e ilustrações enriquecem os tópicos.

O viajante literário tem a oportunidade de conhecer paisagens inusitadas como Frívola, a terra das maravilhas tênues, com seus cavalos tão frágeis que ninguém pode montá-los. Ou Capilária, região povoada por mulheres loiras gigantescas que devoram os bullpops (criaturas pequenas e indefesas, semelhantes a órgãos sexuais masculinos). Ou ainda Pauk, uma sala vazia cujo único habitante é uma aranha gigantesca.

Diferente de uma obra de referência usual, utilizada apenas para consultas eventuais, o Dicionário de lugares imaginários pode ser lido linearmente do começo ao fim. Esta edição foi enriquecida com alguns lugares famosos da literatura brasileira, como Antares, o Ateneu, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Liso do Sussuarão e a lendária Pasárgada, do poeta Manuel Bandeira.
Editora Companhia das Letras.

Ecogeografia do Brasil: Subsídios Para Planejamento Ambiental

ROSS, Jurandyr L. Sanches.

Jurandyr Ross expõe as bases para uma geografia construtiva, teórica e prática, em Ecogeografia do Brasil - subsídios para planejamento ambiental. Valorizando a análise integrada, retoma conceitos como geossistemas, fragilidades e potencialidades ambientais, e o relevo. Analisa os espaços naturais e a transformação em agropecuários; define espaços agroambientais e agroecológicos onde situa os corredores produtivos, região por região brasileiras. Apresenta o ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico para o ordenamento territorial, cuja aplicação na bacia do rio Ribeira de Iguape é detalhada e servirá de exemplo e roteiro para outras regiões.
Editora Oficina de Textos.

Educação Ambiental como Educação Científica

MEDEIROS, Mara Glacenir Lemes de.

Levando-se em consideração a popularização e banalização da Educação Ambiental, este livro apresenta a proposta de uma Educação Ambiental como uma prática que respeita a beleza e complexidade da ciência, resgatando a importância da ecologia enquanto ciência e precursora de novas posturas filosóficas acerca da natureza.
Editora: Eduel
Fonte: Eduel
ÍconeAcesse a obra completa.

Educação Geográfica: Teorias e práticas docentes

CASTELLAR, Sonia (Org.).

A importância de ensinar e aprender Geografia é tema central de Educação Geográfica: Teorias e práticas docentes, que reúne textos estimulantes e inovadores sobre o lugar dessa disciplina na formação dos alunos na escola, destacando as investigações ocorridas no contexto da sala de aula e em cursos de formação continuada de professores. A organizadora, Sonia Castellar, professora da Universidade de São Paulo, reuniu pesquisadores para um amplo debate nas áreas de Pedagogia e Metodologia do Ensino de Geografia. Os autores analisam a relação entre teoria e prática, o papel do educador e a importância da Geografia na formação dos estudantes. Os dez capítulos trazem abordagens educacionais com base em recentes pesquisas acadêmicas, que contribuem para um maior aprofundamento do conhecimento geográfico no cotidiano escolar. Esta obra preciosa é destinada a todos os que trabalham com a educação geográfica.
Editora Contexto.

Ensino de Geografia - práticas e textualizações no cotidiano

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena; KAERCHNER, Nestor A. (Org.).

Considerado um clássico no tema, este livro traz importantes contribuições para um ensino mais envolvente e significativo, que leve em conta o cotidiano de crianças e jovens. Os autores, especialistas de renome na área, trazem discussões teóricas e reflexões sobre algumas práticas vigentes nas escolas, tais como a memorização de dados, as nomenclaturas difíceis, as maçantes reproduções de mapas em aulas de geografia e outros, sugerindo, em paralelo, ricas atividades favorecedoras ao entendimento e construção de conceitos pelos alunos.
Editora Editora Mediação.

Escola, cidadania e novas tecnologias: O sensoriamento remoto no ensino

SANTOS, Vânia Maria Nunes dos.

Destinado a professores em exercício e em formação, mostra a experiência da autora com o desenvolvimento de projetos educacionais que utilizaram a tecnologia do sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente para transformar informação em conhecimento. Possibilita o exercício da cidadania com o saber produzido na escola.
Editora Edições Paulinas.

Florestas do Brasil em Resumo 2013

Serviço Florestal Brasileiro - SFB

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) tem trabalhado para reunir dados e informações mais atuais possíveis, de diversas fontes nacionais, produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso, conservação e recuperação das nossas florestas, em um formato conciso para praticidade de consulta. Este esforço se coaduna com a competência do Serviço Florestal de criar e manter um Sistema Nacional de Informações Florestais.
A terceira edição do Florestas do Brasil - em Resumo apresenta dados do período de 2007 a 2012. As informações revelam a dimensão e a importância das florestas brasileiras, naturais e plantadas.
Editora SFB
Fonte: SFB
ÍconeAcesse a obra completa.

Geografia Agrária – Teoria e poder

Bernardo Mançano Fernandes, Marta Inez Medeiros Marques, Julio Cesar Suzuki (Org.)

As mudanças desencadeadas no mundo pelo avanço do processo de globalização com base na ideologia neoliberal atingem de forma contundente o campo, as florestas, as águas e as sociedades que fazem desses espaços seus territórios de via, com consequências diversas para a sociedade global. Os artigos analisam, em diferentes perspectivas, as contradições e os sujeitos envolvidos nessas mudanças e suas formas de ação política, por meio da crítica às teorias, ideologias e modelos de desnvolvimento que sustentam intervenções em seus territórios. O livro está organizado em quatro partes: 1 - Conceitos e políticas de desenvolvimento: teorias e ideologias; 2 - Desenvolvimento neoliberal e lutas camponesas-indígenas na América Latina e na África; 3- Questões sobre campesinato e desenvolvimento do campo e das florestas no Brasil; 4 - O pensamento de Ariovaldo Umbelino de Oliveira e a geografia agrária crítica.
Editora Expressão Popular.

(Geo)grafando o território - a mídia impressa no ensino de Geografia

KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi; CUNHA, Fábio César Alves da, ANTONELLO, Ideni Terezinha.

O livro tem por objetivo dialogar com o educador em geografia, no tocante ao uso da mídia impressa em sala de aula. Ele visa incentivar e colaborar com o debate e o trabalho com a mídia impressa nas aulas de geografia.Esse material soma esforços, em torno do processo ensino-aprendizagem dos saberes geográficos, com o uso desta linguagem e auxilia na construção de leitores mais críticos deste meio de comunicação que, como todos sabem, tem grande impacto na opinião pública.
Para maiores informações e aquisição: Profa. Dra. Eliane Tomiasi - e-mail: eliane.tomiasi@uel.br(Geo)grafando o território - a mídia impressa no ensino de Geografia.
Editora Ed. Expressão Popular - 2009 - UEL.

Geografia do Brasil

ROSS, Jurandir Luciano Sanches.

A ênfase na interpretação de temas considerados essenciais no estudo da Geografia é o diferencial desse livro, obra de referência indispensável no âmbito dessa disciplina. Em vez de informações de ampla abrangência, úteis à memorização, são apresentados aqui os aspectos da geografia da natureza e da sociedade de forma analítica. Elaborado por uma equipe de especialistas formada por Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Francisco Capuano Scarlato, José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan, além do organizador, o livro traz contribuições atualizadas, entre elas, um novo mapa do relevo brasileiro e inúmeras cartas, gráficos e tabelas que complementam as análises. Os fatos de natureza histórico-política são tratados da perspectiva geográfica, a exemplo dos capítulos sobre a mundialização do capitalismo, a geopolítica internacional no fim do século XX e a inserção do Brasil nesse contexto mundial.
Editora Editora EDUSP.

Geografia e Mídia Impressa

KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi; CUNHA, Fábio César Alves da, ANTONELLO, Ideni Terezinha.

A mídia impressa constitui um veículo de comunicação cuja forma de (re) apresentação da realidade pode ser compreendida em uma perspectiva geográfica por abordar fatos que necessariamente estão localizados espaço-temporalmente. Dessa maneira, demarca geograficidades na medida em que, a partir dos cortes e recortes que realiza, apresenta ao leitor as tramas das experiências manifestadas nas territorialidades dos diferentes grupos sociais.Tendo em vista essa perspectiva a presente publicação pretende contribuir para a construção de reflexões sobre os conteúdos e significados presentes e ausentes na mídia impressa e suas correlações com a produção do espaço e consequentemente com o pensar e o fazer da Geografia.
Para maiores informações e aquisição: Prof.ª Dr.ª Eliane Tomiasi - e-mail: eliane.tomiasi@uel.br.
Editora Ed. Moriá - 2009 - UEL.

Geografia e Modernidade

GOMES, Paulo Cesar da Costa.

Este livro percorre momentos fundamentais da relação entre o projeto da modernidade e a construção de uma ciência geográfica. Seu objetivo é, antes de mais nada, mostrar que o moderno se fundamenta através de um discurso, e que sua estrutura é recorrente não só na interpretação dos fatos, como também na forma como a geografia apresenta seus principais debates epistemológicos. A identidade geral da modernidade é vista sob um novo ângulo, e diversos autores clássicos da geografia são reexaminados à luz dessa nova interpretação.
Editora Editora: Bertrand Brasil.

Geografia e Política

CASTRO, Iná E.

Geografia e Política, de Iná Elias de Castro, tenta compreender como a política, no seu sentido institucional e operacional, invadiu as mais diferentes dimensões do mundo contemporâneo, e nos coloca diante da necessidade de estudar como a geografia hoje é informada pela política. Para isto se propõe ir além da perspectiva dos grandes modelos explicativos, agora postos em causa pelas suas limitações, e recorre a um pluralismo teórico-conceitual mais adequado à análise das muitas dimensões dos fenômenos aparentemente contraditórios da atualidade.
Editora Bertrand Brasil.

Geografia em Sala de Aula: Práticas e Reflexões

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos.

A paixão de profissionais de geografia pela sala de aula é a fonte dessa coletânea. Um registro dos desafios que encontram em seu cotidiano. Um convite para que o ensino e a aprendizagem em geografia se refaçam, aproximando-se das transformações que estão presentes na sociedade. Esse livro pertence a Biblioteca do Professor.
Editora Editora UFRGS.

Geografia para o Ensino Médio - Manual de Aulas Práticas

ARCHELA, Rosely ; GOMES,Marquiana de Freitas V.B.

Este manual apresenta sugestões que vão auxiliar o professor no preparo de suas aulas. Apresenta temas geográficos com várias sugestões didáticas e tem por objetivo contribuir para um trabalho orientado em que o professor possa se pautar. Esse livro pertence a Biblioteca do Professor.
Editora EDUEL.

Geografia Política da Água

RIBEIRO, Wagner Costa.

Este livro apresenta uma importante reflexão sobre a situação da governança global da água. Discute os aspectos relacionados com a geopolítica da água, o potencial quadro de crise da água, que está cada vez mais próximo, e os esforços da sociedade planetária em estabelecer metas, além do fato de os parcos resultados até agora obtidos serem indutores de conflitos por água. Os cenários apresentados são bastante dramáticos. O principal desafio que o livro nos apresenta é de ampliar o debate, pouco explícito ainda sobre a necessidade de refletir sobre a lógica de governança da água prevalecente. Para tanto, cabe promover de forma consistente e continuada práticas públicas e sociais que estimulem maior corresponsabilidade na gestão e uso da água, reduzindo o desperdício e estabelecendo mecanismos de controle quanto à sua mercantilização.
Editora Annablume.

Geografia, Escola e Construção de Conhecimento

CAVALCANTI, Lana de Souza.

Esse livro sugere aos professores de Geografia que direcionem sua ação docente para o desenvolvimento de um pensar geográfico pelos alunos. A Geografia ocupa, no currículo escolar, um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e da crítica. Ela ajuda os alunos a pensar na realidade e atuar nela do ponto de vista da espacialidade, dimensão cada vez mais valorizada pela ciência geográfica dada a complexidade do mundo atual.
Editora Papirus.

Geografia: conceitos e temas

CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C. C.; CORRÊA, Roberto L. (Orgs.).

Este livro é o resultado de um esforço conjunto de reflexão e atualização dos debates da Geografia contemporânea, não só no que diz respeito à reconstrução de seus conceitos fundadores como também nas possibilidades de sua aplicação aos problemas com as quais as sociedades modernas se defrontam. Desta forma, o público ao qual ele se destina compõe-se de profissionais ligados ao ensino superior, aos estudantes de graduação, aos graduados que procuram uma atualização, aos profissionais de outras áreas que se aproximam dessas reflexões, e a todos aqueles que se interessam por problemas que afetam a dinâmica espacial.
Editora Bertrand Brasil.

Introdução à Geografia Cultural

CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (Org.).

A Geografia Cultural pode ser definida como o subcampo da Geografia que analisa a dimensão espacial da cultura. Tradicionalmente, essa dimensão espacial tem sido focalizada por intermédio de temas como os gêneros de vida, a paisagem cultural, áreas culturais, a história da cultura no espaço e ecologia cultural. O presente livro apresenta uma introdução à Geografia Cultural. procura assim contribuir para que o interesse seja ampliado. A seleção dos textos procurou cobrir artigos que dêem conta, no plano teórico, da rica trajetória da Geografia Cultural. Este coletânea está longe de esgotar as possibilidades da Geografia Cultural. Se ela incitar reflexões teóricas complementares ou divergentes e estudos empíricos sobre o Brasil terá atingido o seu mais importante objetivo.
Editora Bertrand Brasil.

Motivações hodiernas para ensinar Geografia - Representações do espaço para visuais e invisuais

NOGUEIRA, Ruth E. (Org.).

O livro transcreve os caminhos trilhados com colegas, estudantes de graduação e pós - graduação em Geografia, professores, estudantes do ensino básico, deficientes visuais e instituições de ensino especial. Os métodos e materiais didáticos apresentados nos textos deste livro foram organizados com o intuito de favorecer raciocínios para suscitar atitudes propositivas do professor perante os diferentes temas geográficos. As atividades propostas nos textos convocam o aluno a participar ativamente discutindo, pesquisando, fazendo, descobrindo, comunicando.
Editora Nova Letra, Florianópolis, 2009.

Natureza, Fronteiras e Territórios: imagens e narrativas

ARRUDA, Gilmar. (Org.).

Os textos reunidos neste livro discutem a partir de diversas temporalidades/espacialidades e fontes de tensões oriundas da modernidade e seus impactos em escala global sobre as percepções do natural, nas mentalidades, na ocupação dos territórios, no cotidiano dos habitantes e, finalmente, como esses conflitos foram memorizados pelos atores que o vivenciaram.
Editora: Eduel
Fonte: Eduel
ÍconeAcesse a obra completa.

Os (des)caminhos do Meio Ambiente

GONÇALVES, Carlos W. P.

Aborda o movimento ecológico com enfoque histórico-cultural, colocando-se como produto da relação que o autor estabelece entre natureza e sociedade. Procura também fundamentar o movimento de caráter político-cultural, demonstrando que cada povo constrói seu próprio conceito de natureza ao mesmo tempo que institui as suas relações sociais.
Editora Editora: Contexto.

O Futuro Climático da Amazônia

NOBRE, Antonio Donato.
Editora: ARA: CCST-INPE: INPA
Fonte: Inpe
 
Ícone
Acesse a obra completa
.


Este relatório de avaliação do futuro climático da Amazônia consiste de uma revisão e síntese da literatura científica, articulada com análises interpretativas das questões mais importantes relacionadas ao assunto. Sem perder o foco na ciência, trata dos temas com linguagem acessível e aspiração holística, isto é, busca ligar fontes e muitas análises de especialistas em uma imagem coerente do ecossistema Amazônico. Suas linhas mestras são o potencial climático da grande floresta – fator critico para todas sociedades humanas –, sua destruição com o desmatamento e o fogo e o que precisa ser feito para frear o trem desgovernado em que se transformaram os efeitos da ocupação humana sobre o clima em áreas de floresta.

Os rios voadores, a Amazônia e o clima brasileiro

Projeto Rios Voadores

Um guia didático para explicar aos seus alunos o que são os rios voadores e por que eles têm tudo  a ver com a preservação da Amazônia por sua importante contribuição para as chuvas que irrigam gratuitamente nossas  plantações e o clima brasileiro.
Editora: Horizonte
Fonte: Projeto Rios Voadores
Ícone
Acesse o guia
.



Pensando o espaço do Homem

SANTOS, Milton.

Nos três ensaios que compõem este livro, escritos entre 1977 e 1980, o geógrafo Milton Santos reflete sobre questões com as quais se preocupou durante os vinte anos subsequentes, como as categorias de espaço e tempo. Conceitos fundamentais em sua obra, que foram posteriormente desenvolvidos, encontram-se nestes ensaios, como a territorialização das práticas, ou o período técnico-científico, noção de totalidade a que chegou analisando a evolução da técnica e as relações econômicas e políticas no mundo globalizado. A discussão sobre a mudança de papel da ciência e tecnologia, as atividades terciárias convertendo-se em fonte de dominação e acumulação, são outros temas que desenvolveu nestes textos, sempre tendo em mente o ponto de vista do Terceiro Mundo.
Editora EDUSP.

Para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1º e 2º graus

RUA, João (Org).

Este é um livro destinado a professores que queiram fazer geografia em co-participação com os alunos. Não se apresenta uma sequência rígida de conteúdos programáticos. Enfatiza-se a metodologia, entendendo que não basta sugerir programas novos.
Editora Acces.

Por uma outra globalização

SANTOS, Milton.

Poucas vezes um livro já nasce como um clássico. Este é, sem dúvida, o caso de Por uma outra globalização — Do pensamento único à consciência universal, de Milton Santos. No livro, o geógrafo defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história, além de mostrar os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria dos países do mundo. A informação e o dinheiro acabaram por se tornar vilões, à medida em que a maior parte da população não tem acesso a ambos. São os pilares de uma situação em que o progresso técnico é aproveitado por um pequeno número de atores globais em seu benefício exclusivo. Resultado: aprofundamento da competitividade, a confusão dos espíritos e o empobrecimento crescente das massas, enquanto os governos não são capazes de regular a vida coletiva. Apesar disso, Milton Santos reconhece o começo de uma evolução positiva nas pequenas reações que ocorrem na Ásia, África e América Latina. Talvez pode ser este o caminho que conduzirá ao estabelecimento de uma outra globalização. Por uma outra globalização traz uma mensagem de esperança na construção de um novo universalismo, menos excludente.
Editora Record.

Praticando Geografia - Técnicas de campo e laboratório

VENTURI, Luis Antonio Bittar.

Diversos professores, mestres e doutores, entre geógrafos e outros profissionais, reuniram-se para escrever Praticando Geografia. A obra traz um panorama geral e os progressos das técnicas de análise de campo e laboratório empregadas na prática da Geografia e responde a diversas perguntas práticas dos alunos, tais como: O que é um GPS? Como funciona? Como traçar um croqui de uma paisagem? Fotografias são úteis para a pesquisa? Pegadas ajudam a identificar um animal? Como classificar um relevo e um solo? Como se caracteriza em campo essa área de mapa mapeada na imagem de satélite?
Editora Oficina de textos, SP, 2009.

Região e Geografia

LENCIONI, Sandra.

A região é um recorte espacial ligado à problemática da diferença que ressurge no mundo atual com incrível força política, mostrando como o tema continua pertinente, apesar da tendência à homogeneização. A compreensão desse contexto recomenda uma análise da evolução do conceito de região, tema central na Geografia. A ausência de estudos históricos sistemáticos sobre esse conceito confere relevância especial a este trabalho de Sandra Lencioni, que trata especificamente das origens do conhecimento geográfico; da região como objeto de estudo – passando pela influência do neokantismo, do positivismo lógico, da fenomenologia e do marxismo; e ainda das perspectivas teóricas contemporâneas para a geografia regional.
Editora EDUSP.

Temas atuais em mudanças climáticas: para o Ensino Fundamental e Médio

JACOBI, Pedro Roberto; GRANDISOLI, Edson; COUTINHO,  Sonia Maria Viggiani; MAIA, Roberta de
Assis e TOLEDO, Renata Ferraz de. Org's.
Editora: IEE – USP
Fonte: Núcleo de Apoio à Pesquisa – Mudanças Climáticas

Ícone
Acesse a obra completa
.
A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno. O aumento do número de eventos climáticos extremos, as mudanças nos ecossistemas, a ascensão do nível do mar, a migração de populações, o desaparecimento de geleiras de altitude, a redução das calotas polares e as alterações da disponibilidade de recursos já fazem parte da realidade de milhares de pessoas, e a compreensão dos fatores determinantes destes padrões climáticos mundiais desafia, tanto os pesquisadores especializados, como a população em geral. Esta publicação “Temas atuais em Mudanças Climáticas” está organizada de forma a não somente informar, mas conscientizar e sensibilizar os leitores com relação a esse tema tão atual e que tanto desafia a sociedade planetária. Dessa forma, procura valorizar a ampliação dos diálogos, a corresponsabilidade por meio de processos coletivos e as práticas inovadoras apoiadas em metodologias participativas e cooperativas. Além das leituras, esta publicação possui um capítulo com sugestões de atividades que podem ser facilmente realizadas em sala de aula.
Recomendar esta página via e-mail: