Disciplina - Geografia

Livros da Biblioteca do Professor

O Projeto da Biblioteca do Professor objetiva enriquecer o acervo já constituído nas bibliotecas das unidades de ensino que integram a Rede Pública Estadual do Paraná.

O intuito dessa seção é divulgar os livros da Biblioteca do Professor. Consulte-os na biblioteca da sua escola.

TÍTULO: A Geografia - Isso serve, em primeiro lugar para fazer a guerra
AUTOR: Yves Lacoste
EDITORA: Papirus

Duas são as formas de geografia que existem hoje, na interpretação de Lacoste: aquela dos pesquisadores universitários e dos professores, das teses e monografias, das lições de sala de aula e dos livros didáticos [...] e, aquela outra, a fundamental, praticada pelos estados-maiores, pelas grandes empresas capitalistas, pelos aparelhos de Estado. Esta obra é um marco histórico, um divisor que pontua o rompimento com a chamada geografia tradicional e inaugura uma leitura crítica da ciência e do espaço geográfico.

TÍTULO: Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI
AUTOR: Milton Santos e Maria Silveira (org)
EDITORA: Record

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira pensam a ideia de nação brasileira sob um novo prisma. Para eles, o meio influencia o indivíduo, lançando por terra a teoria de que um território não tem significado até uma população povoá-lo. Um livro importante para a compreensão de um país tão sincrético quanto o Brasil.

TÍTULO: Dicionário Breve de Geografia
AUTOR: Dulce Garrido e Rui Costa
EDITORA: Presença

Este dicionário é um instrumento de apoio a todos os alunos de Geografia do Ensino Secundário, que se poderá revelar também de grande utilidade para os professores. Fazendo uso de uma linguagem clara e concisa, possibilita uma consulta rápida e eficaz de todos os termos que constam dos programas de Geografia, incluindo aqueles que a Nova Reforma do Ensino introduziu. Utiliza um sistema de referências cruzadas, apresenta no final uma listagem de siglas e contém ainda, em anexo, cerca de 50 figuras que completam a informação veiculada.

TÍTULO: Geografia do Brasil
AUTOR: Jurandyr Ross
EDITORA: EDUSP

Este livro tem como proposta apresentar a relação entre a história da ciência geográfica, a disciplina de Geografia e sua introdução no currículo escolar. Destaca a importância do conhecimento histórico da organização da sociedade e as influências no ensino da Geografia.

TÍTULO: Geografia e Modernidade
AUTOR: Paulo César da Costa Gomes
EDITORA: Bertrand do Brasil

Este livro percorre momentos fundamentais da relação entre o projeto da modernidade e a construção de uma ciência geográfica. Seu objetivo é, antes de mais nada, mostrar que o moderno se fundamenta através de um discurso e que sua estrutura é recorrente não só na interpretação dos fatos, como também na forma como a geografia apresenta seus principais debates epistemológicos. A identidade geral da modernidade é vista sob um novo ângulo, e diversos autores clássicos da geografia são reexaminados à luz dessa nova interpretação.

TÍTULO: Geografia em sala de aula: práticas e reflexões
AUTOR: Antonio Castrogiovanni , Helena C. Callai, Neiva Schaffer e Nestor A . Kaercher
EDITORA: UFRGS

A paixão de profissionais pela sala de aula de geografia é a fonte desta coletânea. Um registro dos desafios que encontram em seu cotidiano. Um convite para que o ensino e a aprendizagem em geografia se refaçam, aproximando-se das transformações que estão presentes na sociedade.

TÍTULO: Geografia para o Ensino Médio - Manual de aulas práticas
AUTOR: Rosely Sampaio Archela e Marquiana de Freitas Villas Boas Gomes
EDITORA: UEL

Esta obra apresenta uma série de sugestões de aulas práticas de geografia para o Ensino Médio, organizadas em unidades temáticas que contemplam alguns dos principais eixos de discussão no ensino de Geografia, como por exemplo: regionalização do mundo, novas tecnologias, questão ambiental e natureza, urbanização mundial, agricultura e indústria. As sugestões são compostas de um esquema completo de aula, desde objetivos, materiais necessários, procedimentos metodológicos detalhado e avaliação.

TÍTULO: Geografia, Escola e Construção de Conhecimento
AUTOR: Lana de Souza Cavalcanti
EDITORA: Papirus

Esse livro sugere aos professores de Geografia que direcionem sua ação docente para o desenvolvimento de um pensar geográfico pelos alunos. A Geografia ocupa, no currículo escolar, um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e da crítica. Ela ajuda os alunos a pensar na realidade e atuar nela do ponto de vista da espacialidade, dimensão cada vez mais valorizada pela ciência geográfica dada a complexidade do mundo atual.

TÍTULO: Os (des)caminhos do Meio Ambiente
AUTOR: Carlos W. P. Gonçalves
EDITORA: Contexto

Aborda o movimento ecológico com enfoque histórico-cultural, colocando-se como produto da relação que o autor estabelece entre natureza e sociedade.

TÍTULO: Para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1º e 2º graus
AUTOR: João Rua (Org)
EDITORA: Access

Este é um livro destinado a professores que queiram fazer geografia em co-participação com os alunos. Não se apresenta uma sequência rígida de conteúdos programáticos. Enfatiza-se a metodologia, entendendo que não basta sugerir programas novos.

TÍTULO: Por uma outra globalização
AUTOR: Milton Santos
EDITORA: Hucitec

Nesta obra, o geógrafo Milton Santos defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história, além de mostrar os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria dos países do mundo.

TÍTULO: A globalização da natureza e a natureza da globalização
AUTOR: Carlos Walter Porto-Gonçalves
EDITORA: Civilização Brasileira

A devastação ambiental e suas consequências para a humanidade vêm sendo amplamente estudadas por todos aqueles interessados na preservação do planeta. Nesta obra, Carlos Walter pretende discutir a natureza do processo de globalização e as contradições que ele gera no campo ambiental.

TÍTULO: Ecogeografia do Brasil: Subsídios para Planejamento Ambiental
AUTOR: Jurandyr Ross
EDITORA: Oficina de Textos

Jurandyr Ross expõe as bases para uma geografia construtiva, teórica e prática, em Ecogeografia do Brasil - subsídios para planejamento ambiental. Valorizando a análise integrada, retoma conceitos como geossistemas, fragilidades e potencialidades ambientais, e o relevo. Analisa os espaços naturais e a transformação em agropecuários; define espaços agroambientais e agroecológicos onde situa os corredores produtivos, região por região brasileiras. Apresenta o ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico para o ordenamento territorial, cuja aplicação na bacia do rio Ribeira de Iguape é detalhada e servirá de exemplo e roteiro para outras regiões.

TÍTULO: Educação geográfica: Teorias e práticas docentes
AUTOR: Sonia Castellar (Org.)
EDITORA: Contexto

A importância de ensinar e aprender Geografia é tema central de Educação geográfica: Teorias e práticas docentes, que reúne textos estimulantes e inovadores sobre o lugar dessa disciplina na formação dos alunos na escola, destacando as investigações ocorridas no contexto da sala de aula e em cursos de formação continuada de professores. A organizadora, Sonia Castellar, professora da Universidade de São Paulo, reuniu pesquisadores para um amplo debate nas áreas de Pedagogia e Metodologia do Ensino de Geografia. Os autores analisam a relação entre teoria e prática, o papel do educador e a importância da Geografia na formação dos estudantes. Os dez capítulos trazem abordagens educacionais com base em recentes pesquisas acadêmicas, que contribuem para um maior aprofundamento do conhecimento geográfico no cotidiano escolar. Esta obra preciosa é destinada a todos os que trabalham com a educação geográfica.

TÍTULO: A sociedade em rede – A era da informação – Vol. 1
AUTOR: Mannuel Castells
EDITORA: Paz e Terra

Escrito por um dos maiores cientistas sociais da atualidade, a trilogia A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, procura esclarecer a dinâmica economica e social das transformações na cultura da mídia. Baseado em pesquisas feitas no Estados Unidos, Ásia, América Latina e Europa, Castells procura formular uma teoria que dê conta dos efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo, examinando os seus efeitos e implicações na vida urbana, na política global e na natureza do tempo.

TÍTULO: Climatologia: Noções básicas e climas do Brasil
AUTOR: Francisco Mendonça, Inês Moresco Danni-Oliveira
EDITORA: Oficina de Textos

Esta obra de referência reúne os conceitos básicos de Meteorologia e Climatologia, destacando os domínios climáticos e sistemas atmosféricos que regem tempo e climas do continente sulamericano e Brasil. Efeito estufa, El Niño e La Niña e desertificação, associados às mudanças climáticas globais, recebem atenção especial. O livro destina-se aos universitários de Geografia, Agronomia, Biologia, entre outros e a professores de Geografia.

TÍTULO: Geografia: Conceitos e temas
AUTOR: Iná Elias de Castro, Paulo Cesar da Costa Gomes e Roberto Lobato Corrêa (Org)
EDITORA: Bertrand Brasil

Os trabalhos reunidos em Geografia: Conceitos e Temas possuem uma forte preocupação didática na forma de abordagem dos conceitos e dos temas, procurando sempre traçar os caminhos que sustentaram as diferentes concepções no seu tratamento. Aqui são analisadas a gênese do conceito e, a seguir, as relações entre fluxos de informação e dinâmica territorial, além do processo de desterritorialização e suas vinculações com as diversas redes implantadas a partir da modernidade e suas relações com os aglomerados de exclusão. O público ao qual se destina Geografia: Conceitos e Temas compõe-se, basicamente, de profissionais ligados ao ensino superior, aos estudantes de graduação, aos profissionais de outras áreas que se aproximam dessas reflexões, conduzidos pelo diálogo interdisciplinar, que é cada vez mais uma necessidade da ciência em nossos dias e, finalmente, a todos aqueles que se interessam por problemas que afetam a dinâmica espacial.

TÍTULO: Geografia Política da Água
AUTOR: Wagner Costa Ribeiro
EDITORA: Annablume

Este livro apresenta uma importante reflexão sobre a situação da governança global da água. Discute os aspectos relacionados com a geopolítica da água, o potencial quadro de crise da água, que está cada vez mais próximo, e os esforços da sociedade planetária em estabelecer metas, além do fato de os parcos resultados até agora obtidos serem indutores de conflitos por água. Os cenários apresentados são bastante dramáticos. O principal desafio que o livro nos apresenta é de ampliar o debate, pouco explícito ainda sobre a necessidade de refletir sobre a lógica de governança da água prevalecente. Para tanto, cabe promover de forma consistente e continuada práticas públicas e sociais que estimulem maior co-responsabilidade na gestão e uso da água, reduzindo o desperdício e estabelecendo mecanismos de controle quanto à sua mercantilização.

TÍTULO: Geografia e Política
AUTOR: Iná Elias de Castro
EDITORA: Bertrand Brasil

Mais do que abordar o problema muito geral das relações entre o espaço e a política, que pode dizer tudo ou não dizer nada, Geografia e Política, de Iná Elias de Castro, tenta compreender como a política, no seu sentido institucional e operacional, invadiu as mais diferentes dimensões do mundo contemporâneo, e nos coloca diante da necessidade de estudar como a geografia hoje é informada pela política. Para isto se propõe ir além da perspectiva dos grandes modelos explicativos, agora postos em causa pelas suas limitações, e recorre a um pluralismo teórico-conceitual mais adequado à análise das muitas dimensões dos fenômenos aparentemente contraditórios da atualidade.
Apesar do desencanto do presente, fortemente marcado pelas frustrações das promessas não cumpridas do Iluminismo, tanto liberal como socialista, e do fim das utopias que faziam brotar movimentos políticos e sociais voltados para a construção de um futuro melhor, este livro tem o cuidado de não cair na armadilha do relativismo e do niilismo fáceis, que nos demitem do cansativo mas necessário compromisso de compreender a realidade através do incessante diálogo da elaboração teórica com o fenômeno, diálogo este que só a pesquisa e a construção do conhecimento são capazes de propiciar. Afinal, só assim é possível colocar novas questões e, com o conhecimento da realidade, ser capaz de transformá-la.

TÍTULO: Região e Geografia
AUTOR: Sandra Lencioni
EDITORA: Edusp

A região é um recorte espacial ligado à problemática da diferença que ressurge no mundo atual com incrível força política, mostrando como o tema continua pertinente, apesar da tendência à homogeneização. A compreensão desse contexto recomenda uma análise da evolução do conceito de região, tema central na Geografia. A ausência de estudos históricos sistemáticos sobre esse conceito confere relevância especial a este trabalho de Sandra Lencioni, que trata especificamente das origens do conhecimento geográfico; da região como objeto de estudo – passando pela influência do neokantismo, do positivismo lógico, da fenomenologia e do marxismo; e ainda das perspectivas teóricas contemporâneas para a geografia regional.

TÍTULO: Geografia Agrária – Teoria e poder
AUTOR: Bernardo Mançano Fernandes, Marta Inez Medeiros Marques, Julio Cesar Suzuki (Org.)
EDITORA: Expressão Popular

As mudanças desencadeadas no mundo pelo avanço do processo de globalização com base na ideologia neoliberal atingem de forma contundente o campo, as florestas, as águas e as sociedades que fazem desses espaços seus territórios de via, com consequências diversas para a sociedade global. Os artigos analisam, em diferentes perspectivas, as contradições e os sujeitos envolvidos nessas mudanças e suas formas de ação política, por meio da crítica às teorias, ideologias e modelos de desnvolvimento que sustentam intervenções em seus territórios. O livro está organizado em quatro partes: 1 - Conceitos e políticas de desenvolvimento: teorias e ideologias; 2 - Desenvolvimento neoliberal e lutas camponesas-indígenas na América Latina e na África; 3- Questões sobre campesinato e desenvolvimento do campo e das florestas no Brasil; 4 - O pensamento de Ariovaldo Umbelino de Oliveira e a geografia agrária crítica.

TÍTULO: Introdução à Geografia Cultural
AUTOR: Roberto Lobato Corrêa e Zeny Rosendahl (Org.)
EDITORA: Bertrand Brasil

A Geografia Cultural pode ser definida como o subcampo da Geografia que analisa a dimensão espacial da cultura. Tradicionalmente, essa dimensão espacial tem sido focalizada por intermédio de temas como os gêneros de vida, a paisagem cultural, áreas culturais, a história da cultura no espaço e ecologia cultural. O presente livro apresenta uma introdução à Geografia Cultural. procura assim contribuir para que o interesse seja ampliado. A seleção dos textos procurou cobrir artigos que dêem conta, no plano teórico, da rica trajetória da Geografia Cultural. Este coletânea está longe de esgotar as possibilidades da Geografia Cultural. Se ela incitar reflexões teóricas complementares ou divergentes e estudos empíricos sobre o Brasil terá atingido o seu mais importante objetivo.
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