Disciplina - Geografia

Doenças

Diante das intempéries naturais ocorridas em distintas partes do planeta, entre outros, certamente, as doenças são um dos maiores desafios a ser combatidos. As repercussões mais imediatas sobre a saúde das populações atingidas são as lesões físicas, que podem ser fatais, além dos traumas psicológicos.

Após o fato ocorrido, a população desabrigada é alojada geralmente em condições precárias, há desestruturação dos distintos serviços, como energia elétrica, abastecimento hídrico e saneamento básico, dessa forma, existe o risco direto da população ser infectada. As infecções por transmissão hídrica são o principal perigo, que podem ser facilmente disseminadas, dado o contato constante com as águas pútridas de enchentes e respectivo consumo.

Além disso, há outras doenças de transmissão hídrica que podem causar séria morbidade e/ou mortalidade, em especial, as doenças como a cólera, e a disenteria. Outros riscos, são a febre tifóide, hepatite A e a leptospirose, consideradas controladas em países desenvolvidos, todavia, podem desencadear surtos nessa situação. Concomitantemente, em climas tropicais, com águas paradas e ruptura de estações de tratamento, cresce ainda mais o perigo de propagação da malária e dengue transmitidas por picadas de mosquito.

É importante lembrar que as aglomerações em alojamentos de desabrigados pode favorecer a ocorrência de casos de doenças respiratórias, como gripe, tuberculose ou sarampo.
Recomendar esta página via e-mail: