Disciplina - Geografia

Furacões

Classificados como eventos meteorológicos, os furacões, os ciclones, os tufões e os tornados são fenômenos que produzem um resultado destrutivo, mas ainda há muitas dúvidas a respeito deles.

Mesmo se tratando dos mesmos fenômenos, os furacões recebem diferentes nomes. Tudo depende do espaço terrestre onde acontecem e da velocidade dos ventos existentes.

A mais poderosa tempestade do nosso planeta é o furacão. Um furacão é um ciclone tropical que se tornou muito intenso com ventos girando no sentido horário no Hemisfério Sul e em sentido anti-horário no Hemisfério Norte ao redor de um centro de baixa pressão. Quanto mais baixa a pressão em seu centro, mais fortes serão os ventos ao seu redor, tendo que estar acima de 119 km/hora para ser classificado como furacão. Além de águas acima de 26ºC e ventos que não podem variar muito com a altura, outras condições na atmosfera precisam estar presentes para a formação dos furacões. Ele é um fenômeno que se forma nas águas quentes das regiões tropicais.

Até o Furacão Catarina, a grande exceção era o Atlântico Sul. Ocorrem com maior freqüência no Atlântico Tropical Norte, Pacífico Tropical Oriental, Pacífico Tropical Norte Oriental e Pacífico Tropical Sul Oriental, além do Oceano Índo centro do furacão há uma região sem nuvens e com ventos calmos, chamada de olho do furacão. Nesta região, há movimentos de ar descendentes, ao lado de uma grande área circular de centenas de quilômetros com vigorosos movimentos ascendentes do ar, o que provoca formação de nuvens e muita chuva.O maior perigo está na água, pois a pressão baixa no olho do furacão pode levar bilhões de toneladas de água do mar para as praias formando uma tempestade de grandes proporções. Por isso quase 90% das vítimas de furacão morrem afogadas.

Formação de um furacão

Quando sua rota segue em direção às áreas povoadas, o resultado é desastroso. Uma inquietação no tempo, oceanos tropicais mornos, umidade, e ventos relativamente fortes em níveis superiores da atmosfera são as condições necessárias que podem combinar e dar origem a ventos violentos, ondas gigantes, chuvas torrenciais, e inundações associadas a este fenômeno.

Para medir a intensidade dos furacões utiliza-se a escala Saffir-Simpson, ela mede a força dos ventos numa categoria que vai de 01 a 05. O furacão Katrina, em Agosto de 2005, deixou um rastro de destruição em seu caminho , chegou à categoria 5 ao se aproximar de Louisiana, nos Estados Unidos.

De acordo com o lugar onde se formam, ganham nomes diferentes. No oeste do Pacífico, nas regiões do Japão, China, Coreia, Filipinas são chamados de tufões e de furacão quando ocorrem no oceano Atlântico.

A velocidade de seus ventos atingem até os 300Km/h. Normalmente, possuem entre 450Km e 650Km de diâmetro e a distribuição do vento e das nuvens ao seu redor é igual.

Saiba mais

Informações sobre Ciclone.
Ciclone
Informações sobre Tufão
Tufão
Como são escolhidos os nomes dos furacões?
Como são escolhidos os nomes dos furacões?
Furacões mais devastadores
Furacões mais devastadores desde 2000
Recomendar esta página via e-mail: