Disciplina - Geografia

Sismos

Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Usualmente os sismos devem-se a deslocamentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as placas tectônicas que constituem a superfície terrestre, as quais movimentam-se entre si.

Os sismos são basicamente a ocorrência de uma fratura a uma certa profundidade. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra. Os grandes sismos são popularmente designados de terremoto.

A duração de um sismo varia desde poucos segundos a dezenas de segundos. Depois de um sismo principal, há usualmente reajustamentos de rochas que provocam sismos mais fracos. Estes pequenos sismos são denominados réplicas.

Geralmente os sismos não são fenômenos isolados porque posteriormente a um grande tremor de terra, surgem abalos menos intensos que podem repetir-se durante semanas ou dias. Frequentemente os sismos são precedidos por abalos de baixa intensidade, chamados premonitórios.

Um sismo pode ser avaliado usando uma escala de intensidade (Escala de Mercalli e Sieberg) ou uma escala de magnitude (Escala de Richter).

Os sismos são registrados por sismógrafos - essencialmente, pêndulos amortecidos, cujo movimento é amplificado.
Recomendar esta página via e-mail: