Disciplina - Geografia

Tornados em 2010

Em 2010 foram registrados muitos tornados em diversos países. A seguir, cita-se alguns locais, bem como as consequências oriundas desse fenômeno.

Sete pessoas morreram após a passagem de um devastador tornado que atingiu o estado de Ohio, nordeste dos Estados Unidos, disse neste domingo (06 de junho) uma funcionária do serviço de emergências. Ao menos sete tornados atingiram Ohio na noite de sábado e na manhã de domingo, segundo dados do serviço meteorológico americano (NWS, da sigla em inglês).

No dia 03 de junho do presente ano, as notícias registraram um tornado no norte da Austrália, o qual destruiu várias casas e deixou diversos feridos. Cerca de 2 mil casas ficaram sem energia elétrica. O vento foi tão forte, que arrancou os telhados, revirou carros e derrubou árvores. Não há notícias de mortes, mas o serviço de emergência afirmou que várias pessoas ficaram feridas.

Em maio, foi a vez da Alemanha também ser atingida por um tornado. O fenômeno atingiu mais precisamente dois estados da região leste do país europeu. Uma menina de seis anos morreu quando uma árvore caiu em cima do carro em que ela estava.

No início de maio deste ano, moradores tentavam recolher seus pertences embaixo de escombros deixados pelo tornado, na cidade de Shuiche. O balanço de mortos pelo tornado que sacudiu o sul da China, chegou pelo menos a 58, e ainda contando com 190 feridos, 11 desaparecidos e milhares de desabrigados.

Esses são alguns dos acontecimentos recentes provocados pelos tornados, fenômenos que ainda não são completamente entendidos pela ciência. Acredita-se que o principal fator para formação de um tornado é o encontro de ventos com velocidades e temperaturas diferentes, que provocam uma reação violenta no interior da nuvem, embora, há uma série de outros elementos que também interferem, como a altitude da tempestade ou a umidade do ar. Eles se formam em menos de 1% dessas nuvens gigantes e só é possível prevê-los 13 minutos antes do nascimento.

Os pesquisadores americanos tentam descobrir, principalmente, porque apenas um determinado tipo de nuvem forma um tornado. Mas o raro fenômeno se esconde até da ciência.

Saiba mais
ícone para baixar arquivo em pdf
Atividade Experimental - Tornado
Acesse o PDF
Recomendar esta página via e-mail: