Disciplina - Geografia

Erupções Vulcânicas e seus Efeitos

Ao entrar em atividade, os efeitos dos vulcões representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades dessas erupções. Isso é devido a liberação dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.

Dessa maneira, aos efeitos físicos imediatos da revolução tectônica seguem-se as consequências indiretas: ambientais, sociais, econômicas e culturais, traduzidas em mitos que perduram pelos séculos. As explosões vulcânicas ressoam no cinema — em filmes como Krakatoa — Inferno de Java, Stromboli e Inferno de Dante — e na literatura.

Os vulcões ativos, porém, não deixam em seu rastro apenas morte e trauma. Poucos anos depois da explosão do Krakatoa, que eliminou qualquer animal ou vegetal da área, as ruínas da ilha já eram recolonizadas por sementes, grãos de pólen, esporos e minúsculos insetos, arrastados pelos ventos.

Terras férteis, aliás, constituem um dos principais subprodutos das erupções vulcânicas , sendo um grande atrativo para milhões de pessoas, no mundo todo, que se arriscam vivendo ao pé desses montes.

Há teorias que dizem ser eles as fornalhas em que se criou toda a água do planeta. Segundo esse raciocínio, em tempos primordiais, o magma continha grandes quantidades de oxigênio e hidrogênio em sua composição. A cada erupção, esses gases eram liberados na atmosfera em forma de vapor, o qual, ao se resfriar, se condensava e virava água.
Recomendar esta página via e-mail: