Disciplina - Geografia

A Mineração

Com o início do ciclo do ouro em Minas Gerais, uma forte migração ocorreu levando grandes levas da população e relegando a região do Paraná ao esquecimento. Essas mudanças trouxeram graves consequências sociais e econômicas, mas graças a ela conseguimos traçar a importância da atividade mineradora para a região durante o século XVII. A presença dos garimpeiros, que se fixaram na região, ajudaram no processo de povoamento e de domínio territorial. A aprendizagem e a experiência adquirida com a mineração por quase um século, fez do Paraná uma espécie de protótipo para que se desenvolvesse a tecnologia necessária a essa atividade. E permitiu que depois ela fosse aplicada em outras regiões.

A atividade de mineração representa um dos mais importantes papéis na história do Brasil, nem sempre de cunho econômico, no entanto de extrema importância nos aspectos social e cultural. A busca por ouro e prata é justificada por causa das proibições em relação a outros tipos de mineração, à produção de sal e à metalurgia. Essas atividades eram consideradas crimes, e muitas delas puníveis com a morte.

Das vilas criadas nessa época, originadas pela mineração, podemos citar: as localidades de Bateias e Ouro Fino, cujos nomes expressam imediatamente a importância desse período nessa região.

O Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, guarda um dos mais antigos documentos cartográficos referentes à Baía de Paranaguá. A confecção desses documentos remontam o ano de 1653, e nesse mapa já aparecem mapeadas as principais minas de ouro da região. Uma outra coletânea de mapas, publicadas por Soares & Lana (1994), incluíam detalhes da Baía de Paranaguá, citando as lavras existentes no ano de 1666. Esses documentos, entre outros, comprovam a extração mineral no Brasil.


Imagem de um mapa de 1666 com a localização de minas de ouro em Paranaguá - PR

Recomendar esta página via e-mail: