Disciplina - Geografia

O Trecho de Filme como recurso nas Aulas de Geografia

A Geografia tem como objeto de estudo “o espaço geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade” (Lefebvre apud PARANÁ, 2008), “composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas” (Santos apud PARANÁ, 2008).

Conforme as Diretrizes Curriculares de Geografia (2008), o ensino de Geografia deve desenvolver nos estudantes uma formação consciente das relações socioespaciais de seu tempo, devendo assumir o quadro conceitual das abordagens críticas que "propõem a análise dos conflitos e contradições sociais, econômicas, culturais e políticas, constitutivas de um determinado espaço".

Dentro desta perspectiva, o cinema, enquanto arte, tem a vantagem de dialogar com outras artes, conseguindo, dessa maneira, se comunicar com profundidade e envolvimento. Porém, como em qualquer arte, exprime direta ou indiretamente os valores de quem escreve o roteiro, do diretor, da sociedade e do momento histórico no qual foi realizado. É interessante acrescentar, ainda, que todas as formas de arte possuem linguagens e códigos específicos, que devem ser conhecidos para a melhor compreensão do que está sendo transmitido.

Sendo assim, para esse momento de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o uso de trechos de filmes, disponibilizamos uma série de materiais que podem contribuir para enriquecer nossas discussões.

Ícone da hora atividade interativa
Debates

Ícone Artigos
Artigos
Ícone
Áudios
ícone Links Interessantes
Links Interessantes
Ícone sugestão de leitura
Sugestões de Leitura
ícone trechos de filmes
Trechos de Filme


Artigos/Teses/Dissertações


Áudios


Links Interessantes

  • Cinema - Página de Cinema do Portal Dia a Dia Educação que apresenta diversas sugestões de filmes e trechos de filmes.

  • Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC que possui diversos materiais mutimídias (áudios, vídeos, simuladores, etc.) e sugestões de aulas.

  • Trechos de Filme - Página de Geografia do Portal Dia a Dia Educação que apresenta diversos trechos de filme que podem auxiliar você, professor, em sua prática docente.

Sugestões de Leitura

  • ARAÚJO, Cleber D.; ANGREWSKI, Elisandra; GALVAN, Marcia. Cinema e Filosofia: a utilização de obras cinematográficas nas aulas de Filosofia. In: GABRIEL, Fábio A.; GAVA, Luiz (Org.). Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.

  • BLASCO, Pablo G. Educação da Afetividade através do cinema. Curitiba: IEF/SOBRAMFA, 2006.

  • NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

  • PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Geografia para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.

  • PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007. 261 – 287 p.

  • KATUTA, Ângela Massuni; SILVA, Willian Ribeiro da. (Org.). Geografando a Sétima Arte – Caminhando pelos bosques da obra fílmica: as duas geografias em Dersu Uzala de Akira Kurosawa (1910 – 1998). In.: O Brasil frente aos arranjos espaciais do século XXI. Londrina: Humanidades, 2007. 309 – 315 p.

  • TEIXEIRA, Inês A. de Castro; LOPES, José de S. (Org.) A Escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

  • THIEL, Grace C.; THIEL, Janice C. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.

Trechos de Filmes

Confira os trechos de filmes que foram sugeridos durante a Hora Atividade Interativa:

Debates



Recomendar esta página via e-mail: