Disciplina - Geografia

Sensibilização (Teatro)

Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realização de uma campanha para sensibilização da comunidade escolar quanto à necessidade de preservação dos biomas brasileiros. Essa campanha deverá envolver uma apresentação artística por meio de um conjunto de esquetes, ou seja, peças de curta duração e poucos atores. Para o desenvolvimento dos esquetes, os seguintes materiais podem ser usados:
  • Maquiagem
  • Perucas
  • Roupas para caracterização dos personagens
  • Objetos diversos para uso nas improvisações
  • Um CD-player e CDs diversos (com músicas relacionadas à natureza)
  • Máquina fotográfica ou câmeras de celular
Tais materiais devem ser providenciados pelos/as alunos/as. O planejamento dos esquetes poderá ser realizado durante as aulas de Biologia ou em momentos extra-sala de aula. Além disso, exercícios de aquecimentos podem ser empregados para desinibir os/as alunos/as e, assim, potencializar o planejamento dos esquetes.

Afinal, os exercícios de aquecimento são importantes para despertar a conscientização corporal, estimular a criatividade e desenvolver a concentração, a agilidade e a destreza dos/as alunos/as.
Se necessário, o/a professor/a pode solicitar a consultoria do/a professor/a de Educação Física para selecionar os exercícios de aquecimento a serem utilizados.
Sugestões de exercícios de aquecimento: siga-o-mestre, pular corda e dança das cadeiras.

OBSERVAÇÃO: recomenda-se a utilização de músicas durante os exercícios de aquecimento.

No planejamento dos esquetes, os/as alunos/as deverão, com o auxílio do/a professor/a, refletir sobre a melhor forma de realizar as apresentações, possibilitando que a audiência tenha uma boa visualização. Os esquetes deverão, preferencialmente, ser voltados para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as – alunos/as, funcionários/as, professores/as e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.

Depois de devidamente planejados os esquetes, será necessário planejar como os mesmos serão gravados. Os esquetes deverão ser gravados em vídeo mediante a utilização de uma filmadora digital (se a escola possuir) ou da câmera dos telefones celulares dos/as próprios/as alunos/as. A gravação será utilizada no momento posterior da aula. Se a gravação for feita mediante a utilização de telefones celulares, será necessário definir, por meio de testes de gravação, quanto serão necessários para que a gravação tenha uma boa diversidade de ângulos.

Esta atividade foi extraída da aula Investigando os Biomas Naturais: Recursos Inesgotáveis? da professora Delma Faria Shimamoto - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acesso em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: