Disciplina - Geografia

Corrida orientada de velocidade

Para que esta aula possa acontecer o professor deverá construir, antecipadamente, um mapa da escola ou local escolhido para esta aula. A seguir algumas dicas para a confecção do mapa:
  • O professor deverá identificar com precisão cada ponto do local escolhido para a aula. Os pontos podem ser caracterizados por: salas, banheiros, anfiteatros, quadras, pátios, salões, estacionamentos, guaritas, bibliotecas, cantinas ou refeitórios, ente outros lugares. Caso o professor faça a opção por outro local (como praça ou mata) proceder da mesma forma (mas as referencias no mapa mudarão);
  • Em seguida o professor deverá criar códigos para os pontos identificados que serão incluídos na legenda do mapa (exemplo: biblioteca – ponto A, ou 1, ou Amarelo, ou inclinado, entre outras designações); 
  • O próximo passo será desenhar em uma folha o mapa do local escolhido para a aula contendo os pontos já identificados. Neste mapa deverá conter também todos os pontos identificados com a indicação dos códigos respectivos (em caso de dúvida rever item 2 dessa atividade) e uma legenda para facilitar a interpretação dos alunos;
  • É imprescindível que o professor inclua no mapa as indicações de direções (que podem ser leste, oeste, norte e sul ou outro tipo de orientação espacial usada culturalmente pelos alunos, professores e funcionários da escola). No mapa deverá conter orientações sobre possíveis acidentes geográficos (aclives ou declives) através de códigos (exemplo: rampa código “¹”, morro “#” ou terreno plano “*”). Esses códigos deverão aparecer, também, na legenda do mapa;
  • Para iniciar a aula o professor deverá garantir várias cópias desse material afim que todos os alunos possam visualizar ou ter contato com ele.

Iniciando a atividade. Corrida orientada de velocidade, como o nome já diz vence o aluno ou equipe que fizer o percurso em menos tempo. O professor deverá:
  • Indicar no mapa os pontos onde estarão colocados os PC (pontos de controle). Ele deverá identificar com códigos que deverão aparecer na legenda do mapa;
  • Escolher alguns alunos para se colocarem juntos aos PCs indicados no mapa (um aluno para cada PC), para auxiliarem o professor na execução da atividade como fiscais de prova (ou FP);
  • Dividir a turma em equipe de três pessoas. Cada equipe realizará a atividade separadamente das demais, facilitando a marcação dos pontos e diminuindo as chances de acontecerem erros;
  • Computar o tempo gasto por cada equipe abrindo o cronômetro quando autorizada a largada (linha de largada, que também deve ser indicada no mapa) e travando o mesmo quando todos os membros da equipe chegar ao final do percurso (linha de chegada, que também deve ser indicado no mapa – sugere que os pontos de largada e chegada sejam no mesmo lugar para facilitar a marcação do tempo pelo professor);
  • Distribuir uma ficha para cada FP que deverá ser entregue a equipe que passar pelo PC respectivo a sua localização (sugiro que cada ficha tenha cores distintas). Ao final da corrida as equipes devem apresentar todas as fichas;
  • Caso uma das equipes não apresente todas as fichas exigidas o professor não travará o cronômetro pedindo que ela pesquise no mapa qual PC não foi achado, deixar que corram ate ele e voltem para, então, travar o cronômetro e registrar o seu tempo gasto;
  • Vence a equipe que fizer a corrida em menos tempo.
Obs.: Os alunos que estão auxiliando o professor como FP devem ser substituídos a cada rodada, para que eles possam participar da corrida e também que outros alunos possam ajudar o professor também, tendo outra visão do conteúdo da aula.
Essa atividade foi extraída da aula Esporte e meio ambiente – corrida orientada, do professor Leonardo Lima Costa - Juíz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
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