Disciplina - Geografia

Elaboração de um sociograma para visualização do perfil socioeconômico da turma

Atividade sugerida para alunos das três séries do Ensino Médio.

CSF1A contribuição dos professores de Matemática, Sociologia e Língua portuguesa enriquecerá esta atividade. Matemática instrumentalizará os alunos na tabulação dos dados para elaboração de um sociograma sugerido para visualização do perfil socioeconômico da turma. Sociologia contribuirá na interpretação dos resultados e na contextualização sociológica da turma. Língua portuguesa contribuirá na instrumentalização da atividade síntese, proposta no final do trabalho. Cada aluno deverá responder um questionário impresso ou virtual, elaborado pelo professor. A tabulação deverá ser feita manual ou eletronicamente, garantindo transparência ao longo do processo.

Sugestão de questionário a ser aplicado:

Idade: ...... anos

Sexo: ( ) F ( ) M

Escola em que cursou o ensino fundamental: ( ) púbica ( ) privada ( ) outra ........

Estado civil ( ) casado ( ) solteiro ( ) outro ................

Profissão: ...........................

Rendimento em salários mínimos: ( ) sem rendimento ( ) até 1 s. m. ( ) entre 1 e 3 s. m. ( ) mais de 3 s. m. ( ) desempregado

Local de residência: ( ) cidade ( ) campo

Profissão do pai: .................................

Rendimento do pai: ( ) sem rendimento ( ) até 1 s. m. ( ) entre 1 e 3 s. m. ( ) mais de 3 s. m.

( ) desempregado

Escolaridade do pai: ( ) analfabeto ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino médio incompleto ( ) ensino médio completo ( ) ensino superior completo

Profissão da mãe: .................................

Rendimento da mãe: ( ) sem rendimento ( ) até 1 s. m. ( ) entre 1 e 3 s. m. ( ) mais de 3 s. m.

( ) desempregado

Escolaridade da mãe: ( ) analfabeto ( ) ensino fundamental incompleto ( ) ensino fundamental completo ( ) ensino médio incompleto ( ) ensino médio completo ( ) ensino superior completo





Objetiva-se, com esse recurso, que os alunos percebam a sua atual condição socioeconômica, considerando-a no conjunto da família. Para alunos oriundos de famílias de baixa renda, mesmo ainda cursando o ensino médio, é muito provável que já somem mais anos de escolaridade do que a média dos pais.

Por se tratar de tema instigante e diretamente relacionado à vida dos alunos, o professor deverá propor um debate, com o seguinte tema: De que maneira a educação pode contribuir para a ascensão social do cidadão?

Antes, porém, o professor deverá municiá-los com argumentos, por meio de leituras direcionadas.

Essa atividade foi extraída da aula Programa Ciência sem fronteiras: uma oportunidade ao alcance dos jovens brasileiros da professora Izabel Castanha Gil - Adamantina/SP. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: