Disciplina - Geografia

Charge como recurso didático em Geografia

Módulo 1 - revisando conceitos
Atividade 1

Para iniciar o trabalho, o professor deverá revisar oralmente com os alunos o conceito de charge. Para auxiliar o professor nessa explicação/revisão segue um link interessante que poderá, inclusive, ser apresentado aos alunos: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/charge.htm. Acesso em 19 jun. 2013.

Atividade 2

Além de retomar o conceito de charge, o professor deverá rever com os alunos os conceitos de linguagem verbal e linguagem não-verbal.

Para a revisão desses conceitos, sugerimos os links seguintes: http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em: 19 jun. 2013 e http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 19 jun. 2013.

Módulo 2
Atividade 1

Para essa atividade, o professor deverá imprimir as charges a serem analisadas e organizá-las em uma apostila.

Para possibilitar uma interação maior dos alunos, sugere-se que eles sejam agrupados em duplas para fazer essa atividade.

Após revisar com os alunos o que são charges e o que é linguagem verbal e não-verbal, o professor distribuirá uma apostila para cada integrante da dupla, contendo algumas charges.

Nas duplas, os alunos deverão analisar cada uma das charges, respondendo às questões seguintes (em folha separada ou na própria apostila):
  • Qual mensagem está sendo transmitida, por meio da linguagem não-verbal da charge?
  • E pela linguagem verbal?
  • Qual a relação existente entre a mensagem em linguagem verbal e não-verbal?
  • Qual efeito de sentido é provocado pela mensagem em linguagem não-verbal?
Após uma primeira análise das charges pelos alunos em duplas, cada dupla deverá sentar-se com outra dupla para fazerem um cotejamento de suas respostas.

Em seguida, o professor pedirá que os alunos façam uma apresentação de suas análises, de acordo com as orientações seguintes:

1 - Cada grupo de 4 alunos escolherá um dos alunos para os representar.
2 - O professor sorteará uma das charges da apostila para cada representante de grupo.
3- Após cada aluno apresentar a análise feita sobre a charge, o professor poderá explorar aspectos das charges que não foram comentados pelos alunos.

Atividade 2 - Produção Textual

Nesta atividade, os alunos deverão criar (em duplas ou individualmente) uma charge sobre um fato recente.

A charge produzida pelos alunos deverá apresentar linguagem mista (verbal e não-verbal).

O professor deverá dispensar cerca de 30 minutos para os alunos produzirem suas charges. Caso o professor considere pertinente, sugere-se que os alunos façam suas charges no computador (usando o Paint ou outro programa que possibilite integrar imagem e texto).

Transcorrido o tempo de produção das charges, o professor solicitará aos alunos que apresentem suas charges para os colegas, comentando sobre os efeitos de sentido almejados com as mensagens em linguagem não-verbal.

Essa atividade foi extraída da aula Usos da linguagem não-verbal em charges do professor Rogério de Castro Angelo - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: