Disciplina - Geografia

Aquecimento global: culpado ou inocente?

A presente proposta de aula prevê a exibição de filmes muitas vezes considerados longos para alunos da Educação Básica. Por isso, aconselha-se ao professor dividir a aula em diferentes momentos, porém que eles sejam sequenciais para que os objetivos sejam alcançados.

Para todos os filmes, solicite aos alunos que registrem os fatos, as características e os dados que considerem mais importantes abordados, pedindo-lhes, inclusive, que escrevam uma sinopse de cada um deles. Caso julgue necessário, o professor pode interromper os vídeos para as discussões com a turma.

Comentário: Os três primeiros filmes dessa sequência têm mais de uma hora de duração, por isso, é preciso conscientizar os alunos em relação à atenção necessária para a compreensão dos argumentos e justificativas nele apresentadas. Caso julgue necessário, o professor pode editar o documentário e exibir apenas trechos, porém a edição deve considerar as intenções e objetivos pretendidos, tendo o cuidado de não tirar-lhe o sentido.

1º MOMENTO

Professor, utilize um computador com acesso à Internet, conectado a um projetor multimídia para que seja possível exibir o vídeo documentário “Uma verdade inconveniente”, de 2006, disponível no site em versão legendada: <http://vimeo.com/24857305>. Acesso em 13 jun. 2013. Outra sugestão é que o professor pode alugar o vídeo, geralmente disponível em vídeos locadoras.

Comentário: Espera-se que os textos dos alunos apresentem uma sinopse que traga as informações no seguinte sentido: “No filme Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, apresenta uma perspectiva preocupante sobre o futuro da Terra e as causas e consequências do aquecimento global e os fatores que influenciam este fenômeno. No documentário Al Gore apresenta dados e argumentos que buscam conscientizar os expectadores sobre as mudanças de atitudes individuais e/ou coletivas que podem contribuir para minimizar os efeitos do aquecimento global e, assim, preservarmos as condições climáticas e de sobrevivência em nosso planeta”.

Em seguida, apresente como vídeo complementar para expor outra visão em relação ao documentário anterior, a apresentação: “Uma verdade mais do que inconveniente”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=u7LBPHtOBnk>. Acesso em 13 jun. 2013.

Comentário: Para este filme, espera-se que a síntese dos alunos traga subsídios no seguinte sentido: “Nesse filme, Marianne Thieme, deputada da Holanda, apresenta argumentos e dados relevantes e complementares sobre a contribuição da atividade pecuária para o aquecimento global, uma vez que Al Gore não aborda o tema apresentado pela deputada holandesa no vídeo anterior”.

Após a exibição dos dois filmes, pondera-se a necessidade de um momento de reflexão e discussão com os alunos sobre os assuntos abordados. É interessante que o professor apresente questionamentos, tais como:
  • Nos filmes exibidos há alguma novidade, uma informação que até então era desconhecida?
  • Quais são as evidências do aquecimento do planeta?
  • Quais as consequências e os riscos do aquecimento global para a vida no planeta?
  • Quais são as espécies de animais que poderão ser mais afetadas?
  • A pecuária impacta no efeito do aquecimento global?
  • Tornar-se vegetariano/a contribui para diminuir o aquecimento global?
Aconselha-se que as perguntas sejam realizadas após a reflexão sobre cada uma delas. As respostas a essas perguntas são pessoais e objetivam despertar os alunos para a discussão do tema proposto. Porém, espera-se que os alunos exponham argumentos com informações apresentadas nos próprios vídeos exibidos e registradas em suas sinopses, tais como:

- O aumento da concentração de gases como o CO2 e o metano provocado pela intensificação do desmatamento, pecuária e queima de combustíveis fósseis para sustentar a vida na Terra contribuem para o aquecimento global.
- As espécies de animais das florestas tropicais e dos polos do globo terrestre são os que mais sofrem com o aquecimento global.
- Como evidência do aquecimento global há o aumento médio da temperatura terrestre; o rápido derretimento da camada polar; o aumento do nível do mar, entre outras respostas.

Após as discussões, propõe-se ao professor indagar os alunos se eles acreditam que o aquecimento global é uma realidade e quais são as concepções e as imagens que veem à mente dos discentes quando ouvem o termo “aquecimento global”.

Sugere-se ao professor finalizar esse primeiro momento com a seguinte questão: De acordo com seus conhecimentos, o que você diria se ouvisse que o aquecimento global é uma grande farsa?

2º MOMENTO

Sugere-se ao professor a partir da questão anterior: “De acordo com seus conhecimentos, o que você diria se ouvisse que o aquecimento global é uma grande farsa?”, ouvir algumas respostas dos alunos. Em seguida, informe aos alunos que há cientistas que defendem essa hipótese e, então, exiba a versão legendada do documentário “A grande farsa do aquecimento global”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XojMReumoDQ>. Acesso em 14 jun. 2013.

Comentário: Espera-se que os textos dos alunos apresentem uma sinopse que traga informações no sentido de que:

“Nesse vídeo, cientistas defendem a teoria de que o aquecimento global é uma farsa e contestam as explicações de que a quantidade de dióxido de carbono, principalmente emitido pelas atividades humanas, são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas do planeta. Esses cientistas defendem que o aquecimento global é um fenômeno natural e periódico”.

Após a exibição do filme, julga-se interessante que o professor questione os alunos:
  • Quais são suas opiniões sobre os argumentos apresentados pelos cientistas para duvidarem das causas do aquecimento global?
  • Quais são as evidências e fatos analisados pelos cientistas para sustentarem sua teoria?
As respostas a essas perguntas também são pessoais e objetivam despertar os alunos para a discussão do tema proposto. Porém, espera-se que os alunos apresentem, em seus argumentos, informações apresentadas no vídeo exibido e registradas em sua sinopse, tais como:

- O processo histórico da Terra e o registro de mudanças climáticas ao longo do processo histórico da Terra;
- A queda inesperada do índice de aquecimento terrestre durante a fase pós-guerra em que se deu grande crescimento econômico;
- A maior relação da radiação emitida pela atividade solar com a variação da temperatura da Terra do que os gases como o CO2, entre outras justificativas.

Avalia-se a potencialidade de exploração dessa aula de forma interdisciplinar com a Matemática. Para isso, tornam-se importantes questionamentos do tipo:
  • Como são determinadas as previsões do clima? As previsões do clima são confiáveis?
  • Como é medido o aquecimento global?
  • Como os cientistas determinam as influências dos diversos fatores que interferem no clima na Terra?
Espera-se, com estes questionamentos, chamar a atenção dos alunos para a presença da Matemática e dos modelos matemáticos nos mecanismos de medidas e previsões climáticas. Em seguida, sugere-se que o professor apresente os textos disponíveis em: <http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima09.htm> ou <http://cafecomciencia.wordpress.com/2009/10/15/como-medir-o-aquecimento-global/>. Acesso em: 14 jun. 2013. Esses textos objetivam a percepção pelos alunos da dificuldade de se prever o comportamento climático, sendo que, o caminho mais aceito junto à comunidade científica é o modelo matemático.

Posteriormente, sugere-se que o professor apresente a entrevista em vídeo com o matemático Pedro Leite da Silva Dias e com o climatologista José Marengo sobre modelagem climática e o aquecimento global, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xtIyPmML7T4>. Acesso em 14 jun. 2013.

Após a exibição dessa entrevista, aconselha-se a retomada dos questionamentos anteriores sobre a presença dos conhecimentos matemáticos presentes nesses mecanismos de medidas. Dessa forma, pretende-se que os alunos entendam seus entendimentos sobre as dificuldades em determinar as variações climáticas e os fatores que influenciam as questões climáticas globais.

3º MOMENTO

Após o desenvolvimento das atividades anteriores, realizadas nos momentos 1 e 2, o professor deve dividir a turma em três grupos. A proposta é que os alunos organizem um “júri simulado” (seminário de debates), em que o réu seja o aquecimento global. Os alunos devem ser orientados pelo seguinte questionamento:
  • O aquecimento global é o responsável pelas drásticas mudanças climáticas na Terra?
Dessa forma, um dos grupos ficará responsável pela acusação, o outro pela defesa e o terceiro, pelo julgamento. O grupo de acusação e defesa deverão fundamentar seus argumentos contra e a favor do aquecimento global com fatos, gráficos, imagens, depoimentos, produção de vídeos, entre outras estratégias. Enquanto o grupo que constitui o júri deverá realizar leituras referentes às duas visões para fundamentarem seus votos, posteriormente.

Pondera-se que o professor agende um momento para a efetivação da proposta, garantindo tempo aos alunos para se prepararem. A decisão final do júri quanto à culpa ou inocência do aquecimento global não é o principal objetivo, mas sim a forma com que os alunos elaboram as suas arguições.

Julga-se que o momento de decisão do júri torna-se um ambiente propício para despertar nos alunos a consciência quanto ao uso dos recursos naturais e materiais que permitem a vida na Terra de maneira sustentável. Por isso, aconselha-se que o professor finalize os trabalhos com a exibição, em versão dublada, do vídeo “A história das coisas”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw>. Acesso em: 14 jun. 2013.

Finalmente, solicite aos alunos que registrem o processo de exploração dos recursos naturais, da produção e consumo de produtos que contribuem para a degradação das condições de vida no planeta.

Comentário: Espera-se que os alunos explorem as potencialidades do conteúdo do vídeo. Julga-se que esse vídeo permite perceber que, geralmente, se constroem uma noção linear do processo de produção e consumo dos produtos manufaturados para manutenção das condições de vida em nosso planeta. O vídeo revela, ainda, as vinculações entre diversos problemas ambientais, alertando-nos para a necessidade de criarmos um mundo mais justo e sustentável. Assim, independente do aquecimento global, suas causas e consequências serem naturais ou responsabilidade direta do homem, temos que ter responsabilidade com a casa que nos acolhe e permite que vivamos.

Essa atividade foi extraída da aula Aquecimento global: culpado ou inocente? Fazendo interdisciplinaridade por meio do julgamento dos alunos do professor Leonardo Donizette de Deus Menezes - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
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