Disciplina - Geografia

Repensando o consumo da água

O acompanhamento e a participação da família na vida escolar dos filhos é de grande importância, possibilita o estreitamento dos laços entre pais e filhos e entre pais e escola. Os pais podem colaborar no processo de aprendizagem dos filhos a partir do acompanhamento e da colaboração na realização de algumas atividades, o que possibilita que os alunos percebam a importância da escola na vida da família e, em especial, na sua vida. Portanto, solicite aos alunos que realizem em casa, com a ajuda dos familiares, as atividades seguintes:

1. Em casa, com seus familiares, realize as atividades propostas no caderno:
  • Pegue a última conta de água da sua residência;
  • Analise as informações apresentadas;
  • Identifique o endereço da sua residência;
  • Identifique o consumo mensal de água da sua residência, ou seja, quantos metros cúbicos de água estão registrados na conta;
  • Calcule quanto se gasta de água por pessoa em sua casa. Para isso, converta o valor gasto de água por mês para litros (1metro cúbico = 1.000 litros). Quantos litros foram consumidos no mês?
Ex.: 18 m cúbicos por mês para transformar para litros (18 X 1000 = 18.000 litros)
  • Divida o resultado por 30 dias. Qual foi o resultado?
Ex.: 30 dias (18.000 litros ÷ 30 dias = 600 litros por dia)
  • Depois, divida o resultado pelo número de pessoas que moram em sua residência. Qual foi o resultado?
Ex.: 5 pessoas (600 litros por dia ÷ 5 pessoas = 120 litros por pessoa)
  • O ser humano precisa, de mais ou menos, 50 litros de água por dia para seu consumo e higiene pessoal, mas no Brasil consumimos cerca de 187 litros por dia. O resultado do consumo por pessoa na sua família está dentro do razoável, que é de cerca de 50 litros por pessoa por dia?
  • O que você e sua família poderiam fazer para manter ou diminuir o consumo desnecessário de água? Conversem sobre o assunto e anote no caderno as decisões.
Em sala de aula possibilite que os alunos apresentem as ideias que surgiram a partir da realização da atividade com seus familiares.

Depois, organize os alunos em duplas e solicite que elaborem um cartaz para divulgação na escola da necessidade do consumo consciente da água. Os cartazes deverão ser fixados em pontos estratégicos da escola.

Essa atividade foi extraída da aula 2013 é o ano Internacional da Cooperação pela Água: repensando o consumo da água da professora Ínia Franco de Novaes - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: