Disciplina - Geografia

Campesinato X Agronegócio

Por meio de leitura e interpretação, cada grupo deverá realizar as investigações nas fontes sugeridas. Em cartolina branca ou em papel pardo, os alunos deverão transcrever as principais informações de cada tema, ilustrando-as com imagens retiradas da internet ou em fontes de livre escolha.

O professor poderá solicitar para que cada grupo traga alguns rótulos ou embalagens de produtos que caracterizam a produção, a circulação e o consumo de itens produzidos pelas categorias campesinato, agricultura familiar e agronegócio. Alguns itens priorizados podem ser: áreas de cultivo, plantas industriais (caracterizando a produção), rodovias, ferrovias, portos, estabelecimentos comerciais (caracterizando a comercialização), restaurantes, pessoas comprando em supermercados (caracterizando o consumo).Poderão também trazer outros objetos que caracterizam as categorias estudadas (agricultura familiar, campesinato, agronegócio), como cartazes de eventos (exposições agropecuárias, exposições da agricultura familiar, encontros para orientação técnica, entre outros), bandeiras ou flâmulas (do MST, de algum sindicato rural, entre outras), alimentos artesanais (queijos, embutidos, pães e doces caseiros, entre outros), frutas e legumes in natura (banana, jabuticaba, abacate, cenoura, mandioca, entre outros) etc.

Um grupo voluntário de alunos poderá elaborar um organograma representando os três elementos da economia: produção, circulação e consumo. Exemplos de organograma ou fluxograma podem ser encontrados em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23460 (A rotina diária dos estudantes: construindo e interpretando um fluxograma). Sugere-se o uso do primeiro fluxograma (Rotina comum dos estudantes da turma) indicado nessa fonte, considerando a simplicidade e objetividade na elaboração. Esse organograma deverá ser elaborado numa cartolina, utilizando figuras retiradas das embalagens e em fontes de livre escolha. O referido organograma deverá compor o mural, juntamente com os demais cartazes.

A fixação dos cartazes deverá formar um mural na sala de aula, destacando a caracterização de cada uma das categorias priorizadas: campesinato, agricultura familiar e agronegócio. Os produtos, embalagens, rótulos e demais objetos deverão ser dispostos próximos ao mural, enriquecendo a representação proposta.

Simulando um evento inspirado na dinâmica de um congresso ou de um encontro, o professor deverá propor a realização de uma mesa de discussão, sendo que os próprios alunos elegerão colegas que representarão o campesinato, a agricultura familiar, o agronegócio, o Ministério da Agricultura, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, um intelectual e um consumidor. Um outro aluno deverá ser eleito mediador do debate, definindo um tempo de cinco minutos para cada expositor. Ao final das exposições o mediador deverá conduzir o debate entre os demais colegas participantes e os expositores.

No endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26714 (Exposição oral: debate) o professor encontrará subsídios para orientação aos alunos. Sugere-se o acesso ao link http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1027162&tit=Debates-em-sala-devem-ter-regras, disposto nesse endereço, para visualização de regras básicas presentes na realização de um debate.

Mais informações podem ser acessadas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20527 (O debate: argumentação e contra argumentação orais).
Essa atividade foi extraída da aula Campesinato X agronegócio: o caso brasileiro. Como se explica essa dualidade? da professora Izabel Castanha Gil - Adamantina/SP. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
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