Disciplina - Geografia

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Esta atividade sugere uma ação multidisciplinar envolvendo os/as professor/as de Geografia e Língua Portuguesa. Esses/as colegas deverão ser contatados previamente para se manifestarem quanto ao interesse na participação ou não do trabalho proposto.

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e, como motivação inicial, poderá selecionar e apresentar imagens de situações extremas, como moradia luxuosa e sub moradia, mesa farta e desnutrição, trabalho em condições dignas e subemprego, conforto e precariedade.

As imagens deverão servir como motivação para estimular o envolvimento da turma. Em seguida, o professor apresentará o seguinte questionamento: como se explicam tamanhas desigualdades? Nada é feito para minimizá-las?

Nesta fase a participação deverá ser oral, em forma de diálogo, para permitir que as opiniões fluam livremente.

Considerando a complexidade da questão (pobreza e riqueza no mundo), o professor deverá explicar que nesta aula será feito um recorte temático destacando o esforço da ONU, envolvendo governos, empresários e sociedade civil dos países membros, resultando no Programa ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Os alunos deverão conhecer os ODM como uma proposta global e, a partir desse conhecimento, serem capazes de analisar outras situações, identificando a sua importância e as suas limitações quanto à realização das metas estabelecidas pelo programa.

Os alunos deverão acessar o site https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_9540.htm para conhecer melhor essa iniciativa global. A leitura sobre o histórico dos ODM deverá ocorrer individualmente, instrumentalizando a argumentação que alimentará um diálogo mediado pelo professor. O tempo máximo para a leitura será de 15 minutos. As interrogações motivadoras do diálogo serão: quando, onde, por que e por quem foi elaborada a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?

Esta etapa da atividade tem a intenção de informar os alunos sobre os ODM, não sendo necessária, portanto, a formação de grupos de trabalho, nem registro escrito das informações.
Essa atividade foi extraída da aula ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: o que é e para que serve? da professora Izabel Castanha Gil - Adamantina/SP. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: