Disciplina - Geografia

Conhecendo o islamismo e os muçulmanos

Professor: apresente aos alunos a marchinha de carnaval “Allah-La Ô” (composição de Antônio Gabriel Nássara) de 1940 e explique que as marchinhas de carnaval fizeram muito sucesso a partir dos anos 1920 e eram cantadas nos clubes e nas ruas, com suas letras fáceis, alegres e divertidas.

Peça aos alunos que enquanto realizam a escuta da música, escrevam em seus cadernos aquelas palavras que remetem a um lugar, uma cultura, um nome, uma crença, diferentes da nossa. Se for necessário, repita a música.

Allah-La Ô
Composição: Haroldo Lobo / Nássara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô

Atravessamos o deserto do Saara

O sol estava quente

Queimou a nossa cara

Viemos do Egito

E muitas vezes

Nós tivemos que rezar Allah! allah! allah, meu bom allah!

Mande água pra ioiô Mande água pra iaiá Allah! meu bom allah

Fonte e acesso à música: http://letras.mus.br/marchinhas-de-carnaval/497936/

Posteriormente, peça, aleatoriamente, a alguns alunos que digam à turma quais palavras destacaram e anotem-nas no quadro negro (provavelmente terão destacado deserto do Saara, Egito e Allah). Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esses lugares (África, Egito), suas culturas, costumes e religião. Pergunte se eles já ouviram falar e/ou que conhecem por Alá. A partir disso, explique que “Allah! meu bom allah” faz referência ao Deus cultuado pelos povos que seguem a religião islâmica, chamados de muçulmanos. Essa religião foi fundada pelo profeta Maomé no século VII e tem cinco preceitos básicos: o testemunho da fé que adota Alá como divindade única; o cumprimento das cinco orações diárias; o pagamento de um tributo, destinado principalmente aos pobres, que purifica as riquezas do homem; o jejum no mês de Ramadan; a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, desde que se tenham condições financeiras e saúde para tanto.

Atenção professor: deixe claro para os alunos que a religião islâmica nasceu onde hoje é a Arábia Saudita e que, com a expansão dessa religião pelo resto do mundo, muitas pessoas se tornaram muçulmanas, embora não tenham origem árabe. Pode-se dizer que muçulmanos são aqueles que seguem o islamismo, independente do país em que nasceram e/ou vivem. Destaque, portanto, que os muçulmanos não se restringem somente a uma região, sendo que o islamismo é a segunda maior religião do mundo, ficando atrás somente do cristianismo. Por isso, ressalte aos alunos que é muito importante que compreendam a expansão da fé islâmica pelo mundo. Para tanto, proponha uma atividade interdisciplinar com a geografia e a matemática distribuindo aos alunos o “Mapa do mundo muçulmano” (Publicado na Folha on-line em 08/10/2009).



Professor: peça aos alunos que analisem com atenção os dados informados no mapa, observando os continentes, os países destacados, os números apresentados, as porcentagens. Destaque o número de fiéis muçulmanos existentes em todo o mundo: 1 bilhão 571 milhões e 198 mil. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem e circulem no mapa o continente com o maior número de muçulmanos (Ásia), o de menor número (Américas) e que destaquem quantos muçulmanos existem no Brasil.

Diga aos alunos que essa observação da existência de muçulmanos por todo o mundo pode ser justificada por diversos fatores, dentre eles, acredita-se na simplicidade de sua doutrina: a crença e adoração em um único Deus e a instrução ao homem para usar seus poderes de inteligência e observação. Voltando na marchinha “Allah-La Ô”, destaque aos alunos a influência de uma cultura árabe (que homenageia o deserto do Saara e Alá) numa cultura brasileira, no caso, o carnaval.

Essa atividade foi extraída da aula A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano da professora Ana Flávia Ribeiro Santana - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 16/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: