Disciplina - Geografia

Guerra Fria e a Era Vargas

A partir dessa primeira aproximação, os alunos deverão perceber como se deram as relações entre EUA e Brasil no contexto da Guerra Fria. Para seguir no universo das artes, o professor exibirá um trecho da animação Alô Amigos.

Alô Amigos (Animação, EUA, 1943, 42 min. Direção: Walt Disney)

O filme mescla animação e documentário para expressar uma missão de reconhecimento pela América do Sul, dentro da política da boa vizinhança Brasil-EUA. A ideia foi fazer com que os funcionários de Walt Disney (escritores, músicos, desenhistas etc) pudessem entrar em contato com um mundo até então pouco conhecido que os vizinhos do "Tio Sam" representavam. Dessas experiências surgiriam temas para filmes incluindo a criação de novos personagens. Nesse trecho, nasce Zé Carioca, o malandro de fala ligeira e que por sua vez guiará Donald em suas aventuras pela terra Brasil, inclusive em outras produções da Walt Disney.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. Política da boa vizinhança; Guerra fria. Animação.

Disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17292. Acesso em: 12/07/13

Exibir o trecho do filme Alô Amigos e a partir dos elementos presentes no filme, os alunos deverão levantar algumas questões chave para a compreensão da política da boa-vizinhança no contexto da Guerra Fria. Os assuntos apontados deverão contemplar os seguintes temas:
  • Aproximação do Brasil com os EUA
  • A figura de Walt Disney e do personagem Zé Carioca
  • Indústria cultural
  • Identidade brasileira
As respostas deverão ser compartilhadas em forma de texto colaborativo elaborado com o auxílio do Google Docs.

Essa atividade foi extraída da aula Guerra Fria e a Era Vargas da professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 16/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: