Disciplina - Geografia

Recursos Hídricos

Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão
Autora: Professora Elisa Stüpp De Marchi - Curitiba/PR

1. Nível de ensino: 6º Ano – Ensino Fundamental

2. Conteúdo Estruturante: Dimensão Econômica, Socioambiental, Cultural e Demográfica do Espaço Geográfico
2.1 Conteúdo Básico: Formação e transformação das paisagens naturais e culturais; A formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais.
2.2 Conteúdo Específico: Origem da água; distribuição da água no Planeta; ciclo hidrológico; importância da água; a importância dos rios; características dos rios; hierarquia fluvial (redes hidrográficas); uso da água dos rios; degradação dos rios; as formas de relevo.

3. Objetivos
  • Conhecer como se originou a água no Planeta Terra; identificar a distribuição da água no Planeta; compreender a importância da água.
  • Justificar a importância dos rios; descrever as características dos rios; compreender a hierarquia fluvial; identificar a utilização e degradação da água dos rios pelo homem;
  • Identificar as diferentes formas do relevo.
4. Número de aulas estimado: 6 aulas

5. Justificativa
Os ambientes aquáticos são utilizados em todo o mundo para diferentes fins, entre os quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, entre outros.

A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no nosso planeta dependem da água para sua sobrevivência.

Nas últimas décadas, esse recurso vem sendo ameaçado pela ação do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade.

(Continue lendo...)

6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula
ícone aula 2
2ª Aula
ícone aula 3
3ª Aula
Ícone aula 4
4ª Aula
aula 5
5ª Aula
aula 6
6ª Aula


7. Relações interdisciplinares
É possível realizar a aula de campo e o pós-campo juntamente com o professor de Ciências, trabalhando a questão da poluição e das doenças relacionadas ao lançamento de lixo e esgoto nos rios.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que os educandos compreendam a distribuição da água pelo planeta, o seu ciclo e sua importância para a vida na Terra. Espera-se, também, que os educandos identifiquem as diferentes formas de relevo e sua relação com os rios, ou seja, que estão inseridos em uma bacia hidrográfica, que a água que utilizam em seu dia a dia vem, provavelmente, de um rio.

Ícone ReferênciasReferências

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: