Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Mapas

América: Climas e Correntes Marítimas

No mundo há uma grande diversidade de climas por causa de vários fatores existentes que influenciam as características do clima de uma região. As características climáticas do Continente Americano são bastante diversificadas. Fatores como pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade, vegetação e atividades humanas determinam as condições atmosféricas predominantes do clima.</br></br>As correntes marítimas são verdadeiros "rios" de água salgada dentro dos oceanos. Conforme a latitude em que se originam, elas podem ser de águas quentes ou de águas frias. As correntes marítimas podem influir no clima. A corrente do labrador, por exemplo, contribui para que as temperaturas na costa nordeste da América do norte sejam mais baixas ainda. Este chega a provocar o congelamento das águas do porto de Nova York. A corrente do Golfo, por sua vez, aquece o clima do Golfo do México e contribui para a pluviosidade da região, pois suas águas quentes favorecem a evaporação.</br></br>Palavras-chave: Clima. Pressão. Umidade. Temperatura das Massas de Ar. Latitude. Altitude. Correntes Marítimas. Continentalidade. Maritimidade e Vegetação. Continente Americano. América. Economia. Desastres Naturais.

Fonte: 4.bp.blogspot.com

No mundo há uma grande diversidade de climas por causa de vários fatores existentes que influenciam as características do clima de uma região. As características climáticas do Continente Americano são bastante diversificadas. Fatores como pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade, vegetação e atividades humanas determinam as condições atmosféricas predominantes do clima.

As correntes marítimas são verdadeiros "rios" de água salgada dentro dos oceanos. Conforme a latitude em que se originam, elas podem ser de águas quentes ou de águas frias. As correntes marítimas podem influir no clima. A corrente do labrador, por exemplo, contribui para que as temperaturas na costa nordeste da América do norte sejam mais baixas ainda. Este chega a provocar o congelamento das águas do porto de Nova York. A corrente do Golfo, por sua vez, aquece o clima do Golfo do México e contribui para a pluviosidade da região, pois suas águas quentes favorecem a evaporação.

Palavras-chave: Clima. Pressão. Umidade. Temperatura das Massas de Ar. Latitude. Altitude. Correntes Marítimas. Continentalidade. Maritimidade e Vegetação. Continente Americano. América. Economia. Desastres Naturais.