Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Socioambiental

Paraná: Cambissolos

Cambissolos são solos de encostas, pouco profundo (de 50 cm a 1 m) e bem drenados (a água infiltra com facilidade). Ocorrem caracteristicamente em paisagens mais declivosas.</br></br>São predominantes em 11% do território paranaense, principalmente no sul e leste do estado. Quando férteis, são intensamente usados, apesar do relevo mais acidentado. Naqueles de baixa fertilidade (maioria no Paraná), porém situados em relevo plano, a utilização de corretivos e adubos os tornam produtivos.
</br></br>Palavras-chave: Solos. Cambissolos. Paraná. Rochas. Agricultura. Economia. Erosão. Assoreamento. Poluição. Relevo.

Cambissolos são solos de encostas, pouco profundo (de 50 cm a 1 m) e bem drenados (a água infiltra com facilidade). Ocorrem caracteristicamente em paisagens mais declivosas.

São predominantes em 11% do território paranaense, principalmente no sul e leste do estado. Quando férteis, são intensamente usados, apesar do relevo mais acidentado. Naqueles de baixa fertilidade (maioria no Paraná), porém situados em relevo plano, a utilização de corretivos e adubos os tornam produtivos.

Palavras-chave: Solos. Cambissolos. Paraná. Rochas. Agricultura. Economia. Erosão. Assoreamento. Poluição. Relevo.