Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Socioambiental

Paraná: Espodossolo

Espodossolos são solos muito arenosos, com drenagem variável, determinando fragilidade ambiental. São predominantes em apenas 0,5% do território paranaense, sendo encontrados somente na planície litorânea do estado. Apresentam baixa fertilidade e baixa capacidade de adsorção de nutrientes e retenção de água.</br></br> Nos períodos mais secos, ocorre escassez de água para as plantas e nas épocas chuvosas o relevo plano favorece o acúmulo de água. Com todas essas limitações, os solos são usados apenas esporadicamente para a agricultura em pequenas áreas.
</br></br>Palavras-chave: Solos Arenosos. Espodossolo. Paraná. Litoral. Poluição. Areia. Preservação. Infiltração.

Espodossolos são solos muito arenosos, com drenagem variável, determinando fragilidade ambiental. São predominantes em apenas 0,5% do território paranaense, sendo encontrados somente na planície litorânea do estado. Apresentam baixa fertilidade e baixa capacidade de adsorção de nutrientes e retenção de água.

Nos períodos mais secos, ocorre escassez de água para as plantas e nas épocas chuvosas o relevo plano favorece o acúmulo de água. Com todas essas limitações, os solos são usados apenas esporadicamente para a agricultura em pequenas áreas.

Palavras-chave: Solos Arenosos. Espodossolo. Paraná. Litoral. Poluição. Areia. Preservação. Infiltração.