Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Socioambiental

Paraná: Gleissolo

Gleissolos são solos que se desenvolvem em ambientes com grande quantidade de água, devendo ser destinados à preservação. São predominantes em apenas 1% do território paranaense, em regiões planas ou abaciadas (várzeas e banhados dos rios), nas quais há excesso de água. Outro ambiente de ocorrência deste tipo de solo é a área de manguezais no litoral do estado.</br></br>Quando drenados, podem ser utilizados para agricultura, porém, geralmente são solos de baixa fertilidade, o que implica na obrigatoriedade de emprego de adubos e corretivos.</br></br>Palavras-chave: Solos. Rochas. Paraná. Litoral. Várzeas. Agricultura. Poluição. Infiltração. Água Subterrânea. Gleissolo.

Gleissolos são solos que se desenvolvem em ambientes com grande quantidade de água, devendo ser destinados à preservação. São predominantes em apenas 1% do território paranaense, em regiões planas ou abaciadas (várzeas e banhados dos rios), nas quais há excesso de água. Outro ambiente de ocorrência deste tipo de solo é a área de manguezais no litoral do estado.

Quando drenados, podem ser utilizados para agricultura, porém, geralmente são solos de baixa fertilidade, o que implica na obrigatoriedade de emprego de adubos e corretivos.

Palavras-chave: Solos. Rochas. Paraná. Litoral. Várzeas. Agricultura. Poluição. Infiltração. Água Subterrânea. Gleissolo.