Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Socioambiental

Paraná: Latossolo

Latossolos são solos muito profundos (normalmente mais de 2 m), bastante intemperizados, bem drenados e com elevado potencial de utilização. Ocupam, normalmente, os topos de paisagens, em relevos mais planos. É a principal classe de solo encontrada no Paraná, sendo distribuído em 31% do território estadual. A Planície Litorânea e as áreas mais declivosas do estado apresentam a menor ocorrência dessa classe de solo.</br></br> Suas características fazem com que sejam os mais utilizados na produção rural. Embora geralmente sejam de baixa fertilidade, as práticas de adubação e correção do solo, realizadas pelos produtores rurais, os tornam muito produtivos. São estáveis, apresentando baixo risco de erosão e
grande capacidade para suportar estradas, construções, além de ser local favorável para instalação de aterros sanitários. </br></br> Contudo, os Latossolos do noroeste do Paraná apresentam maior teor de areia e, por este motivo, são mais susceptíveis à erosão e com maior fragilidade ambiental, apesar do relevo aplainado.</br></br>Palavras-chave: Paraná. Solos. Latossolo. Erosão. Poluição. Agricultura. Economia. Rochas. Intemperismo. Relevo.

Latossolos são solos muito profundos (normalmente mais de 2 m), bastante intemperizados, bem drenados e com elevado potencial de utilização. Ocupam, normalmente, os topos de paisagens, em relevos mais planos. É a principal classe de solo encontrada no Paraná, sendo distribuído em 31% do território estadual. A Planície Litorânea e as áreas mais declivosas do estado apresentam a menor ocorrência dessa classe de solo.

Suas características fazem com que sejam os mais utilizados na produção rural. Embora geralmente sejam de baixa fertilidade, as práticas de adubação e correção do solo, realizadas pelos produtores rurais, os tornam muito produtivos. São estáveis, apresentando baixo risco de erosão e grande capacidade para suportar estradas, construções, além de ser local favorável para instalação de aterros sanitários.

Contudo, os Latossolos do noroeste do Paraná apresentam maior teor de areia e, por este motivo, são mais susceptíveis à erosão e com maior fragilidade ambiental, apesar do relevo aplainado.

Palavras-chave: Paraná. Solos. Latossolo. Erosão. Poluição. Agricultura. Economia. Rochas. Intemperismo. Relevo.