Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Socioambiental

Paraná: Organossolo

Organossolos são solos mal drenados e com muita matéria orgânica, devendo ser destinados à preservação. A grande quantidade de matéria orgânica é favorecida pelo acúmulo de restos vegetais em ambientes saturados por água (banhados). Em razão da falta de oxigênio, a decomposição é lenta e a matéria orgânica se acumula ao longo dos anos.</br></br>São predominantes em apenas 0,5% do território paranaense, em situação que permite saturação por água, tais como, várzeas e banhados. Ocorrem principalmente nas várzeas dos rios Iapó, alto Iguaçu e Paraná (principalmente no Parque Nacional da Ilha Grande).</br></br>Como são solos de banhados, para uma possível utilização agrícola há a necessidade de drenagem. Devido ao acúmulo de matéria orgânica e relevo plano, sua utilização para fins agrícolas foi crescente desde o início da agricultura no Paraná. Contudo, a atual legislação ambiental restringe o uso destes solos que são de baixa fertilidade natural.</br></br>Palavras-chave: Solo. Organossolo. Agricultura. Economia. Poluição. Matéria orgânica. Água subterrânea. Recarga dos aquíferos. Retenção de água. Relevo.

Organossolos são solos mal drenados e com muita matéria orgânica, devendo ser destinados à preservação. A grande quantidade de matéria orgânica é favorecida pelo acúmulo de restos vegetais em ambientes saturados por água (banhados). Em razão da falta de oxigênio, a decomposição é lenta e a matéria orgânica se acumula ao longo dos anos.

São predominantes em apenas 0,5% do território paranaense, em situação que permite saturação por água, tais como, várzeas e banhados. Ocorrem principalmente nas várzeas dos rios Iapó, alto Iguaçu e Paraná (principalmente no Parque Nacional da Ilha Grande).

Como são solos de banhados, para uma possível utilização agrícola há a necessidade de drenagem. Devido ao acúmulo de matéria orgânica e relevo plano, sua utilização para fins agrícolas foi crescente desde o início da agricultura no Paraná. Contudo, a atual legislação ambiental restringe o uso destes solos que são de baixa fertilidade natural.

Palavras-chave: Solo. Organossolo. Agricultura. Economia. Poluição. Matéria orgânica. Água subterrânea. Recarga dos aquíferos. Retenção de água. Relevo.